Nesta quinta (16), mais quatro importantes aeroportos do pais entrarão no sistema privatizado. Desde 9 de junho de 2015, os de Porto Alegre, Florianópolis, Salvador e Fortaleza que representam 11,6% do movimento de passageiros, 12,6% de cargas e 8,6% das aeronaves do tráfego, estão incluídos no Plano Nacional de Desestatização.
O leilão dos quatro aeroportos ocorrerá de forma simultânea, sendo o vencedor de cada aeroporto aquele que der o maior valor de contribuição ao sistema. A novidade dessa rodada ficou por conta da possibilidade de um mesmo grupo econômico poder vencer mais de um aeroporto, desde que não situados na mesma região geográfica.
O prazo dos contratos de concessão será de 30 anos, com exceção do Salgado Filho, de Porto Alegre, cujo prazo será de 25 anos. Todos podem ser prorrogados por até 5 anos, uma única vez, sob condições específicas previstas no contrato.
Salgado Filho, na capital gaucha
Com as concessões, são estimados investimentos na ordem de R$ 6 bilhões de reais de capital exclusivamente privado, já que a Infraero não participará como acionista. A concessão dos aeroportos, como se verificou com o GRU, Viracopos, Galeão, Confins e Brasilia, tem objetivo de ofertar uma infraestrutura aeroportuária ainda mais qualificada, integrada e moderna para o país.