SÃO PAULO – Começou com boa movimentação, teve afluência considerável – alguns considerando público maior na comparação com 2016, outros colocando que o 2o dia será o de maior impacto, fato é que a feira está mais bonita, mesmo que pareça menor.
No primeiro dia da WTM Latin América e Encontro Comercial Braztoa foi visível a colocação prioritária do mercado sul-americano, alaridos musicais pelos corredores no final da tarde, pouca empolgação diretamente ligada aos negócios e a expectativa de que a quarta-feira seja mais que o dia do meio do evento.
Chamou a atenção a movimentação nos estandes dos destinos norte americanos, a começar pelo próprio Visit USA, animado talves pelas noticias cada vez mais indicadoras da liberação de vistos por parte do governo brasileiro, como medida que pode ser um contraponto em relação às atuais e preocupantes medidas do governo Trump.
Cuja rede hoteleira que leva o seu nome e já teve – até antes da corrida presidencial nos EUA o seu comando – participação com um discreto e meio escondido estande, como foi no ano passado. A Trump Hotels deixou definitivamente seus negócios no Brasil (o projeto do hotel no Rio), porém segue atenta ao fluxo de mercado comercial. 'Esta é a unica feira da qual participamos aqui', disseram os executivos Thierry Baurez, diretor global para a América Latina e Caribe e o diretor de vendas Luis Pretter. O trabalho principal foi com o produto Trump International Hotel & Tower
Estreante na feira e com estande marcando sua posição de atendimento – 'recebemos muitos agentes e profissionais, estamos bem satisfeitos', como afirmou o diretor Petterson Paiva, a Voopter trouxe equipe completa para sua participação. Libene Fernandes, do desenvolvimento tecnológico, a assistente Laura Fraga e Patricia Born, de parcerias e projetos especiais.
Está confirmado que o escritório de São Paulo começará a funcionar no final deste mes, na sede em Pinheiros, com quatro funcionários.
Comemorando o anuncio da Avianca em voos para o Chile dentro em breve – no máximo 60 dias – a equipe da Seasons Travel também apresentou no estande chileno o seu novo reforço. Silvio Luiz, com a esposa, agora é o homem da agência receptiva da capital chilena dirigida pela brasileira Eliana Rigo .
Na pauta do segundo dia, entre as apresentaçoes programadas estão o futuro da distribuição da aviação e hotelaria, a inspiração de idéias para a Sustentabilidade, as turbulências do Turismo na América Latina, as questões do transporte aéreo brasileiro e o Smartphne como novo impulsionador do mercado de vendas e negócios.
No campo político e das politicas do turismo, a primeira reunião dos ministros latino-americanos é o principal evento. Começará às 10 horas e terá duas de duração, com debate, articulações, entendimentos e problemas, tudo colocado à mesa pelos principais dirigentes do setor em vários paises do continente.
À noite, destaque para a Noite Argentina, com promoção do Inprotur e Ministério do Turismo da Argentina, jantar para 150 convidados no Corrientes 348, restaurante típico. No próprio ambiente da feira acontecerá a festa de abertura com promoção do Ceará.