Representantes do Guinness World Records estiveram, no inicio deste mês de abril (6), no ‘Salão Histórico da Fumaça’, na cidade de Pirassununga, interior de SP, para fazer a entrega do Certificado do recorde mundial da maior quantidade de aeronaves em voo invertido.
Unanimidade nacional, a Esquadrilha é um destes orgulhos indiscutíveis dos brasileiros, com sua trajetória de milhares de apresentações nos mais diversos eventos.
O diretor do Guinness World Records para a América Latina, Carlos Martínez, afirmou que ficou muito alegre em poder entregar o certificado ao grupo. “É impressionante e espetacular o que a equipe fez em 2006 ao voar, simultaneamente, com doze aviões em voo invertido. Estou muito feliz por poder vir ao Brasil para conhecê-los de perto e parabenizá-los pelo recorde”.
Esta é a terceira quebra de recorde mundial creditada à Esquadrilha da Fumaça. Dois recordes já haviam sido alcançados anteriormente. Em 1996, o grupo estabeleceu o recorde com 10 aeronaves em voo de dorso, e o segundo recorde foi atingido em 2002, com onze aviões.
Este terceiro recorde foi assinalado com doze aviões T-27 Tucano, durante trinta segundos, sobre a Academia da Força Aérea (AFA), da cidade de Pirassununga e foi homologado no mesmo dia, dando referência à conquista do certificado.
O certificado agora fica exposto no Salão Histórico e pode ser conferido pelos visitantes.
A Esquadrilha da Fumaça é o nome popular do “Esquadrão de Demonstração Aérea” (EDA)[ um grupo de pilotos e mecânicos da Força Aérea Brasileira que fazem demonstrações de acrobacias aéreas pelo Brasil e pelo mundo. Sua primeira apresentação publica foi em 14 de maio de 1952, no Rio de Janeiro. Atualmente a sede fica na base aérea de Pirassununga.
A Esquadrilha da Fumaça pode ser visitada aos finais de semana, das 10h às 12h e das 14h às 16h. A entrada é gratuita. Durante a semana elas devem ser agendadas pelo email: contato@esquadrilhadafumaca.com.br ou pelo telefone: (19) 3565-7236.