30 anos da entidade + lançamento do Anuário 2019 + presença de 2.600 agentes de viagem foram destaque
Com a presença de 2.611 agentes de viagem, o 51º Encontro Comercial Braztoa registrou recorde de público. O evento mais uma vez aconteceu no Centro de Convenções Frei Caneca, na última 5ª feira, 14 de março. Na ocasião foi feito também o lançamento do Anuário Braztoa 2019.
Um pequeno grupo de empresas movimentou mais o turismo brasileiro que um país inteiro. O Brasil não sai dos 6 milhões de turistas internacionais enquanto nossos associados, 61 operadoras, movimentam 6,5 milhões de passageiros no ano. É a iniciativa privada que faz o Turismo no Brasil e precisamos que reconheçam essa importância.
Magda Nassar – Presidente da Braztoa
30 anos da entidade são lembrados
Para marcar os 30 anos da associação, foram convidados 2 ex-presidentes = José Zuquim + Marco Ferraz, que subiram ao palco, ao lado de Magda Nassar, na cerimônia de abertura. Ao mesmo tempo que relembraram a evolução da entidade, todos ressaltaram o trabalho imprescindível de Monica Samia, CEO da Braztoa. Há 15 anos a executiva exerce um papel fundamental para a projeção da entidade.

Ninguém faz nada sozinho e isso é fundamental. Quando temos um time engajado e que dá o melhor para as coisas acontecerem, conseguimos vencer.
Monica Samia – CEO da Braztoa
O lançamento do Anuário 2019
O anuário publicou dados inéditos do setor das operadoras de turismo no país, que mostra, em números, o impacto do contexto econômico nacional e internacional no segmento de viagens de lazer e no comportamento do turista.
Em 2018, as empresas associadas à Braztoa, que representam estimados 90% das viagens de lazer comercializados pela cadeia produtiva do Brasil, foram responsáveis por um faturamento de R$ 13,1 bilhões. Isso significa um crescimento de 7,4% em relação ao período anterior. Mesmo sendo considerado um ano ainda desafiador, percebe-se um crescimento real, ou seja, descontada a inflação, de 3,5%.

Mereceu destaque o número de embarques de passageiros, que teve um aumento de 17% em relação ao ano anterior e atingiu a marca de 6,5 milhões. Destes, 5 milhões fizeram viagens domésticas, ou seja, 77,1% do total. Já os turistas que embarcaram em viagens internacionais totalizaram 1,5 milhão, ou 22,9% do total.
O turismo nacional faturou 5,7% a mais, passando de R$ 7,18 bilhões em 2017 para R$ 7,60 bilhões em 2018. As viagens internacionais tiveram um faturamento 11,4% maior que período anterior para o exterior mantiveram a tendência de crescimento e contabilizaram alta de 11,4% no faturamento, atingindo R$ 5,2 bilhões.
Em 2018, os embarques domésticos da Braztoa geraram cerca de R$ 11,24 bilhões de reais de impacto para a economia nacional.
A versão completa do Anuário para download está disponível no site: www.braztoa.com.br.