Na semana que passou o Café comemorou o seu dia, com o devido reconhecimento pelo valor agrícola, econômico, social, histórico e turístico que tem em boa parte do território brasileiro.
A cidade de Espírito Santo do Pinhal, no interior paulista, a 120 km. da capital, é ‘Município de Interesse Turístico’ desde o ano passado, e tem sua história na cafeicultura iniciada em 1849, quando desenvolveu-se com o plantio seletivo em várias fazendas. Hoje é nome respeitado além-fronteiras
Pois é lá que se implantou um roteiro turístico batizado com o nome de “Nos Passos do Café” que conta a história do café na cidade, história vista através do seu patrimônio histórico, com 26 pontos de visitação incluindo o ‘Theatro Avenida’.
Inicialmente projetado com estilo “politeama” para várias atividades, o teatro foi abandonado e ficou fechado por dois anos para, em 1982, ser comprado pela Prefeitura que executou ampla reforma, deixando-o com belíssima aparência.
Teatro ganhou refinado aspecto (foto Elias Goes/Divulgação)
Os demais prédios do roteiro “Nos Passos do Café” são de arquiteturas que merecem ser admiradas, como é caso de uma residência construída na década de 1870 que ocupa meio quarteirão, ricamente ornamentada em alto relevo, com diversos estilos arquitetônicos nos seus adornos.
Também para fazer juz ao roteiro, Santo Antonio do Pinhal conta com dezenas de escritórios de café, vários armazéns, indústria de máquinas beneficiadoras – a exportação é feita para 90 países – , e a cidade se destaca na produção de cafés finos.
Para quem for conhecer, a indicação para saborear. Nada mais lógico de, numa cidade com tal histórico, ter criado uma cafeteria especial. É a “Inverno D’Itália Coffee”, inovadora e com alta qualidade em diversos tipos de cafés, chocolates, cappuccinos, frozens, além do costumeiro bom atendimento, em um ambiente descontraído e aconchegante.
A cidade, de vida tranquila e excelente qualidade, está na Serra da Mantiqueira, região das mais apraz[iveis. Fica bem próxima de Campos do Jordão e é servida pelo trem da EFCJ, um dos poucos de caráter turístico no estado de São Paulo.