O anuncio foi feito na Galicia (Espanha) e confirmou que a cidade brasileira na região das Tres Fronteiras (hoje tão agitada em razão do incrível assalto praticado em Ciudad del Este), será mesmo a sede da edição da Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-Estar, a Termatalia 2018.
De acordo com a vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, esse evento é uma grande conquista para o Paraná, pois colocará Foz do Iguaçu mais uma vez no mapa mundial do turismo, nesta ocasião diretamente em um setor bem específico, o termalismo.
Mais importante evento do termalismo mundial, a Termatalia 2018 será no final de setembrocomeço de outubro e reunirá participantes de 40 países. Além da feira, Foz do Iguaçu sediará também o Fórum Água e Termalismo, em parceria com a Universidade de Vigo; o Concurso Mundial de Águas Minerais; e o Capítulo Extraordinário da milenar Ordem do Caminho de Santiago, com a investidura de cavaleiros e damas (defensores do Caminho e protetores dos peregrinos).
As discussões sobre a exploração sustentável da água serão o tema principal. “A Termatalia vai estimular ainda mais o turismo na cidade e estabelecer novas opções turísticas na região e no Estado”.disse Cida Borghetti que foi uma das principais defensoras da candidatura de Foz do Iguaçu. No final de 2015, no primeiro contato, foi ela quem recebeu em seu gabinete, no Palácio Iguaçu, o governador de Ourense, Manuel Baltar, para tratar do assunto.
A candidatura de Foz do Iguaçu, que disputou a Termatalia com o governo da Colômbia, foi proposta pelo Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu, o Fundo Iguaçu, com apoio da Itaipu Binacional, Embratur, Iguassu Convention & Visitors Bureau, governo do Paraná e Prefeitura de Foz. Segundo Gilmar Piolla, vice-presidente do Fundo Iguaçu, a disputa com a Colômbia “foi acirrada”.
Em mensagem de boas-vindas para a organização do evento, Piolla disse que a Gestão Integrada de Foz do Iguaçu assume o compromisso de realizar uma edição “que vai entrar para a história do termalismo mundial”. Ele disse ainda ter certeza que o evento “será um marco para o desenvolvimento do termalismo no Brasil e, em especial, em Foz do Iguaçu”.
A apresentação oficial do Brasil como candidato à sede da Termatalia 2018 foi na manhã desta segunda-feira, 24, na sede da Delegação Provincial de Ourense, que é o órgão de governo dos 92 municípios da Galícia.
Foz do Iguaçu foi anunciada como uma cidade “cujos principais recursos econômicos estão estreitamente vinculados à água”: a usina de Itaipu, “a maior do mundo em geração de energia”, e “as famosas Cataratas do Iguaçu”.
Além disso, a região da Bacia do Rio Paraná está assentada sobre o Aquífero Guarani, considerado o maior reservatório de água potável do mundo, utilizado por vários centros hidrotermais, por suas propriedades terapêuticas já reconhecidas.
O movimento em torno da Termatália estará em evidência durante a realização do próximo Festival das Cataratas, no final de junho, evento que conta com o apoio de mídia da TRAVEL3, primeiro veiculo nacional à dar divulgação da intenção de Foz em trazer mais este evento de interesse mundial para o turismo da região.