Fazia um bom tempo que a região da América do Sul não recebia a reunião de cúpula mundial da World Travel & Tourism Council, evento que tem importante destaque e significado. Na única passagem por aqui, a WTTC aconteceu no Costão do Santinho, em Florianópolis, em 2009, com uma enorme integração do então governador Luiz Henrique da Silveira para a realização do evento, com o apoio da Embratur.
A confirmação de Buenos Aires como cidade-sede para o encontro dos dias 18 e 19 de abril do ano que vem foi dada por Roberto Palais, secretário executivo da Inprotur, durante o encerramento da reunião deste ano realizada em Bangkok, capital da Tailândia.
A Cúpula Global do WTTC de 2018 será organizada conjuntamente pelo Ministério do Turismo da Argentina, pela Câmara Argentina de Turismo e pelo Conselho de Turismo da Cidade de Buenos Aires. O crescimento previsto para o turismo da Argentina neste ano é de 4,4%
Para a direção da WTTC, a realização da Cúpula em Buenos Aires é um reflexo do empenho e dos esforços do governo argentino para o crescimento dos negócios e viagens de lazer,
O evento reúnirá os líderes mais influentes no setor público e privado para enfrentar os desafios e oportunidades da indústria turística mundial. Viagens e Turismo é um dos principais setores que estimulam o crescimento econômico e o emprego em todo o mundo.
No ano passado, o setor gerou US $ 7,6 trilhões e apoiou mais de 292 milhões de empregos, o que representa 1 em cada 10 empregos em todo o mundo.