Escolhido como nome a ser referendado na próxima Assembléia Geral da OMT, Zurab Pololikashvili estava entre os três nomes mais cotados na reunião do Conselho Executivo. Eram seis os candidatos concorrentes depois das desistências dos nomes de Zimbawue e Armênia.
Desde abril de 2012 no cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Georgia na Espanha e também para o principado de Andorra, junto à Argelia e ao reino de Marrocos, e ainda como representante permanente de seu pais na OMT, desenvolvia uma extensa atuação parlamentar na capital espanhola..
Considerado um hábil negociador, antes atuou como ministro de Desenvolvimento Economico da Georgia. Contou com uma recomendação muito forte do governo de seu pais e de vários representantes européus.
No setor privado, sua experiência é de vários anos na área financeira, no TBC, um dos principais da Georgia, onde chegou á vice-presidência. Também atuou como dirigente esportivo, diretor geral do FC Dinamo de Tiblisi, o principal clube do pais.
Com vários títulos acadêmicos – entre eles o da IE Business School, o Instituto de Empresários de Madrid, é casado, tem três filhos, e fala fluentemente, além da sua língua pátria, o inglês, o espanhol e o russo, além de também se utilizar dos idiomas polaco, francês e japonês
Quando da apresentação de sua candidatura, o candidato que se tornaria o escolhido da OMT, teve um evento de grande repercussão realizado na capital espanhola. O secretário geral Taleb Rifai, afirmou na ocasião que ‘ a Georgia é , sem duvida, um dos países mais comprometidos com o turismo mundial’.
Zurab atuou durante todo este período como representante direto da Geórgia junto à OMT, foi reconhecido como quem teve um papel fundamental em desbloquear o potencial turístico da Geórgia ao promover investimentos estrangeiros e inovações para o setor.
Experiente, comprometido e capacitado para levar adiante os ambiciosos projetos da OMT, foi com estes atributos que Zurab se apresentou. Declarou logo após a sua escolha que entre suas prioridades como secretário geral estarão potencializar a inovação, o intercâmbio de experiências e o empreendedorismo, com ênfase especial para a sustentabilidade dos projetos turísticos e a cooperação tecnológica para criar novos modelos que possam incentivar e apoiar a competitividade.
Taleb Rifai considerou o processo democrático e a indicação de Zurab como um “hábil negociador”