O Airbus da Alitalia que transportou Sua Santidade e a comitiva do Vaticano, de Roma para a base de Monte Real, chegou a Portugal no meio da tarde. Esta é a 19ª. viagem do Sumo Pontifice e a segunda como peregrinação.
A bordo, em seu habitual contato com os jornalistas – mais de 70 credenciados para a viagem – o Papa reiterou que sua viagem a Fátima é especial pois se trata de ‘uma viagem de oração’.
No santuário, em uma extensa programação neste sábado que poderá reunir quase 1 milhão de fiéis, onde vai canonizar os irmãos Francisco e Jacinta Marto, nas célebres aparições da Virgem. No inicio da noite, no primeiro ato oficial, visitará a Capela das Aparições.
Durante sua permanência de 23 horas, o Papa fará quatro discursos, todos em português. Amanhã, terá um encontro com o primeiro ministro Antonio Costa, seguindo-se a visita `Basilia de Nossa Senhora do Rósário, onde oficiará a missa onde haverá a canonização.
Os dois jovens foram beatificados no Santuário em 13 de maio do ano de 2000 durante o Grande Jubileu, pelo Papa João Paulo II. Lucia dos Santos, a terceira irmã vidente, está em processo de beatificação, ela que faleceu aos 98 anos.
Na cerimônia de boas-vindas, presentes o presidente da República, Marcelo Rebelo de Souza, bem como o cardeal de Lisboa, Manuel Clemente.
Há um rígido controle especial na fronteira entre Portugal e Espanha em função da visita do Papa. As policias dos dois países estabeleceram um amplo programa de segurança – a operação ‘Fronteira Branca’ – que estará vigorando até domingo (14). São nove pontos habilitados na passagem dos peregrinos de um para outro.