A Star Alliance hoje está de volta a Frankfurt, na Alemanha, o local de seu nascimento, para comemorar 20 anos de “Conectando Pessoas e Culturas”. Para a próxima década, a aliança anunciou uma estratégia de aproveitar a tecnologia digital para melhorar ainda mais a experiência de viagem dos clientes das 28 empresas que são integrantes da aliança.
A Diretoria Executiva da Star, integrada pelos CEOs de todas as companhias aéreas membros, realizará sua reunião de verão em amanhã (dia 14) quando serão informados sobre o andamento do atual plano de negócios e estratégia futura da Aliança. A data coincide com o dia onde o mundo da aviação comercial foi surpreendido com o anuncio de formação da a primeira aliança global.
“Nossos pais fundadores tinham uma visão de pensamento muito voltada em 1997”, disse Jeffrey Goh, que assumiu como CEO da Star Alliance em janeiro deste ano. “A partir desse momento, a Star Alliance estava destinada a impulsionar a inovação na indústria aérea. Fazemos isso com sucesso nos últimos 20 anos, esforçando-nos constantemente para atender a visão original de uma rede global integrada para viagens internacionais “.
A Star Alliance entra em sua terceira década com o brilho de uma rede forte e abrangente que atende mais de 1.300 destinos em 191 países. A conectividade continua a se expandir pelos membros que lançam novas rotas e aumentam as freqüências, enquanto o alcance da rede crescerá através do ingresso de companhias aéreas locais e regionais através do conceito de ‘Parceiro de Conexão’.
Neste contexto, o claro foco estratégico da Aliança muda de expansão da rede, para proporcionar uma experiência perfeita, especialmente para os mais de 14 milhões de clientes anuais que se conectam entre transportadoras membro em suas viagens. No futuro, as tecnologias digitais estarão no centro desta estratégia.
“O acesso a informações instantâneas atualizadas on-line a partir de mais ou menos em qualquer lugar tem mudado irrevogavelmente as expectativas dos clientes enquanto viajam”, afirma Pedro Heilbron, CEO da Copa Airlines e atual presidente do Conselho Executivo da Star Alliance.
“Os passageiros querem ter controle sobre sua viagem na ponta dos dedos. Isso significa ter pleno acesso a uma riqueza de informações, mas também ser capaz de personalizá-lo às suas próprias necessidades particulares. Fornecer tais serviços ao viajante “digital” de hoje em nível de aliança é o pilar central de nosso novo foco estratégico “, afirma o executivo..
A infra-estrutura de centros de TI que a Aliança estabeleceu nos últimos anos permitiu uma melhor integração dos serviços de back-end entre as companhias aéreas membros. A nova infra-estrutura de hub de TI já permitiu à Aliança, por exemplo, melhorar a confiabilidade de processos como o check-in para roteiros de várias operadoras ou garantir o rápido crédito de milhas de passageiro frequente, acumuladas corretamente na conta do cliente.
O centro de bagagens, o mais recente projeto de hub de TI, entrou em operação no final de 2016 e facilita a transferência de mensagens de bagagem entre as companhias aéreas membros, seus manipuladores de terra e os sistemas de manuseio de bagagem nos aeroportos. Atualmente, processa, em média, cinco milhões de mensagens por dia.
Utilizando o IT Hub existente, a Star Alliance introduziu uma nova funcionalidade que permite que os funcionários da linha de frente atendam melhor os clientes em caso de irregularidades. Até agora, as comunicações, por vezes, ainda exigiam chamar a outra companhia aérea envolvida.
“Nossa estratégia é desenvolver recursos digitais de forma centralizada, que pode então ser usada pelos nossos associados para melhorar seus próprios produtos, para que eles possam oferecer cuidados prolongados aos seus clientes regulares, mesmo quando estão viajando para outro lugar na rede”, reafirma o CEO Jeffrey Goh . “Nos próximos anos, vamos lançar muitas dessas melhorias. Individualmente, estes irão oferecer uma melhoria muito grande. Em conjunto, vão oferecer aos clientes um nível completamente novo de informação e controle de sua viagem em todas as fases. “
Para apoiar a implementação da nova estratégia, a Star Alliance reestruturou a sua sede em Frankfurt e reorganizou a equipa de gestão da Alliance, que agora é composta por.
O QUE VEM POR AI
Como parte da interação com o cliente na comemoração do 20º Aniversário, a Star Alliance realizará uma competição global, inspirada no tema “Conectando Pessoas e Culturas”, que oferecerá aos vencedores a chance de se tornar milionário em milhas, com a premiação de um milhão de milhas.
Os participantes são convidados a fazer o upload de uma foto de si mesmos e compartilhar uma experiência cultural em www.staralliance.com/mileagemillionaire. As experiências culturais serão mostradas em um mapa interativo do mundo. A competição começa neste domingo 14 de maio e segue até 31 de julho de 2017.
Os Star Alliance FFPs estão apresentando algumas experiências únicas de viagem com o que é possível com um milhão de milhas www.staralliance.com/mileagemillionaire .
Em apoio à campanha do 20º aniversário, cada uma das 28 companhias aéreas membros da Star Alliance apresentou sua própria idéia de experiência cultural local. As cinco companhias aéreas fundadoras, a Air Canada, a Lufthansa, a Scandinavian Airlines, a THAI e a United, deram um passo adiante ao desafiar Robert Reid, da National Geographic Travel, a testar pessoalmente suas recomendações e a informar os viajantes sobre sua experiência.
Outras 23 experiências culturais únicas selecionadas por nossas companhias aéreas membros podem ser vistas no sitee vão desde a pintura de azulejos em Portugal para cozinhar em casa na chinesa Shenzhen
A campanha mundial será apoiada por muitas atividades locais em muitos locais ao redor do mundo. Por exemplo, os clientes que visitam uma das seis Lounges da Star Alliance neste domingo (como no GRU Airport em São Paulo e no lounge VIP do Galeão, Rio), receberão presentes especiais e um menu especiais comemorando as culturas e os sabores do mundo durante o mês de maio. Haverá também pop-up eventos em vários aeroportos em todo o mundo
A rede Star Alliance recebeu o Prêmio de Liderança do Mercado Mundial de Transporte Aéreo e da Melhor Aliança de Linha Aérea concedidos pela Business Traveler e Skytrax.
As companhias aéreas associadas, em ordem alfabética, são: Adria Airways, Aegean Airlines, Air Canada, Air China, Air India, Air New Zealand, ANA, Asiana Airlines, Austrian, Avianca, Avianca Brasil, EVA Air, LOT Polish Airlines, Lufthansa, Linhas Aéreas Escandinavas, Linhas Aéreas Shenzhen, Linhas Aéreas Cingapura, South African Airways, SWISS, TAP Portugal, Turkish Airlines, THAI e United Airlines