FÁTIMA, LISBOA E KIEV – Pois os portugueses estão vivendo um final de semana de emoções mil. Completadas à noite desde a distante capital da Ucrânia onde o jovem Salvador Sobral consagrou a música portuguesa pela primeira vez em 62 anos do Eurovision, o principal concurso europeu.
‘Amor pelos Dois’, uma canção que encantou milhares de espectadores que acompanharam sua progressão de favoritismo e que se consagrou na grande final pelos votos do juri e depois pela votação de publico. Entre os nomes de destaque que deram apoio total à sua consagração, Caetano Veloso e a escritora JK Raiwling (Harry Potter).
...“Se um dia alguém perguntar por mim…Diz que vivi prá te Amar…Antes de ti, só existi…Cansado e sem Vida prá dar…
Composição da irmã Luisa Sobral, é uma letra simples, tem um simbolismo afável, é cheia de ternura e pedidos, a melodia é doce e refletida. Transformou-se em um hino de glorias ao Amor dentro do maior certame musical da Europa e um dos principais do mundo.
Antes, na noite de Lisboa, o estádio da Luz foi o cenário ideal para outra festa portuguesa, com certeza – e com um gostinho de brasileiros presentes. O atacante Jonas fez dois dos quatro gols na goleada que confirmou 36º. Titulo nacional do Benfica e o seu primeiro tetra-campeonato. Os 'encarnados' formam o time mais popular e com maior numero de torcedores em Portugal e a conquista está sendo festejada em todo o pais.
Em Fátima, mais de meio milhão de fiéis e peregrinos – com muitos brasileiros presentes – viram e aplaudiram um Papa humilde, interagindo com o povo, cheio de fé e esperança. A sagração de Santos para Jacinta e Francisco completou uma visita que teve um dos maiores simbolismos de emoção e fé na religiosidade católica em Portugal.