Equipes da Universidade do Cairo confirmaram nesta semana uma rara descoberta arqueológica. Detectado com radar há um ano, as equipes entraram e encontraram uma câmara de múminas com pelo menos 17 e até 32 urnas. Os primeiros testes em andamento, levam até data da história egípcia, quando a região fazia parte do império greco-romano.
Embora possa ser a maior descoberta de antiguidades dos ultimos tempos, este não é o primeiro achado neste ano de 2017, que tem sido um ano de bons resultados para a arqueologia na região. Cientistas e historiadores estão aprendendo mais e mais todos os dias sobre a história antiga graças ao trabalho feito . E quem aplaude em larga escola é o segmento do turismo.
Este é um segmento muito importante na economia egípcia e que se viu afetado nos ultimos tempos por uma série de atos terroristas, o ultimo deles levando a um estado de emergência por três meses. E gerou uma enorme preocupação quando da recente e histórica visita do Papa Francisco.
O Ministro do Turismo Yehia Rashed qafirma que “as novas descobertas podem impulsionar as chegadas de turistas este ano para 10 milhões, melhorando em relação aos 9,3 milhões de visitantes de 2015, mas ainda muito abaixo dos 14,7 milhões de 2010. “
Além das múmias e pirâmides, mais o lance cinematográfico que vem ai, os cruzeiros poderiam ser outra chave para o retorno do turismo do Egito. Mas, sejam os turistas e viajantes por terra, mar ou ar, o Egito precisa convencer que é um destino seguro, o que não ocorre desde a agitação politica que irrompeu em 2011.
'Mummy', o filme de Tom Cruise, com data de lançamento para 9 de junho tem uma expectativa de grande sucesso mundial, redescobrindo as múmias como uma atração de aventura e turismo. Tanto a Universal como organismos do turismo egípcio esperam que o filme confirme as previsões..