A Itália coloca à venda a sua empresa de bandeira e inicia o processo de busca de um comprador para a empresa que está sob administração extraordinária dos comissários designados como gestores pelo Ministério de Desenvolvimento Econômico.
O trio estabeleceu que os interessados tem prazo até o próximo dia 5 de junho para manifestar o interesse bem como apresentar ofertas para aquisição de todo o capital, ativos e contratos. O governo romano descartou por completo a nacionalização da empresa declarada em quebra e que tem agora sua venda como prioritária.
Com o empréstimo de 600 milhões de euros a empresa aérea está garantindo suas operações. A divida da empresa, acumulada diariamente, está em torno de 3 bilhões de euros.
Os grandes grupos aéreos europeus – Lufthansa, Air France-KLM, IAG ou mesmo a Norwegian Air – não tem mostrado interesse. Alguns indicativos mostram que a Qatar Airways poderia ser o investidor ideal, mas a própria presença da Etihad na sociedade da Alitalia invalida uma primeira iniciativa.
Na ação do comissariado, um deles, Luigi Gubitosi, vem realizando uma série de reuniões com os principais parceiros do trade turístico italiano, incluindo os presidentes das duas principais associações de agências de viagens e operadores turísticos, a Astoi Confindustria Viaggi Italian Tour Operators) e Fiavet (Federação Italiana de Associações de Viagens e Turismo).
Gubitosi reiterou que as operações de voo da Alitalia continuam conforme o planejado e que os passageiros não serão afetados. “O procedimento de administração extraordinária não tem e não terá qualquer impacto nas operações da companhia aerea e em seus horário de voos”, confirmou. “Os bilhetes comprados são totalmente utilizáveis e novos bilhetes estão disponíveis para reserva e compra através de todos os nossos canais de distribuição (alitalia.com, Call Center da Alitalia) e agências de acrescentou.
Sobre o programa de fidelidade MilleMiglia, o acúmulo e resgate de milhas está sendo feito normalmente.
Para evidenciar a continuidade das operações da Companhia, a IATA (Associação Internacional de Transportes Aereos) confirmou a informação através de uma mensagem oficial enviada a todos os participantes do BSP. Luigi Gubitosi confirmou ainda, o lançamento no final do mês de Outubro do novo voo direto para a Maldivas, um dos destinos mais populares entre os operadores turísticos italianos, especialmente durante a temporada de inverno.