Componente essencial da história, da tradição e da identidade, a Gastronomia também se converteu em um motivo importante na atração de visita de cada destino. Oferece um enorme potencial para estimular econômicas locais, regionais e nacionais, promovendo também a sustentabilidade e a inclusão social
A OMT promoveu recentemente a terceira edição do Fórum Gastronomico Mundial e em relatório agora divulgado inclui 16 boas práticas de diferentes países sobre temas diversos.
Entre os temas tratados no Forum, a Enogastronomia, com a inovação e iniciativas relacionadas com tecnologias e itinerários relacionados com o Vinho.
A publicação sustenta que no item de motivação dos turistas, as experiências gastronomias são atualmente tão importante como visitar um museu, desfrutar da musica ou admirar a arquitetura de um destino.
Neste sentido, a gastronomia tem um enorme potencial para melhorar a gestão, promover as culturas e contribuir com outros setores, como a agricultura, o turismo rural e a produção de alimentos.
O compromisso do turismo gastronômico com os princípios da Sustentabilidade foi uma das principais conclusões do Fórum realizado na localidade espanhola de San Sebástian, em cooperação com o Basque Culinary Center e que reuniu 250 participantes de 60 paises. Incluiu questões sobre a redução da pobreza, o uso eficiente de recursos, a proteção ambiental e o câmbio climático, a proteção de valores culturais, o patrimônio e a diversidade.
Fato mais uma vez conclusivo é que a união entre gastronomia e turismo oferece uma plataforma revitalizadora de culturas, conservação do patrimônio material e imaterial.