A British Airways anunciou no inicio da noite deste sábado (27), o cancelamento de todos os voos nos aeroportos de Heathrw e Gatwick devido a uma falha no sistema mundial de TI da companhia
Os viajantes estão experimentando um autêntico caos em massa com o cancelamento a partir da meia-noite do sábado, hora local. Mas a companhia aérea já ampliou o prazo uma vez – pois anunciaram originalmente que os cancelamentos durariam até às 18h. A British indicou que não tem idéia de quanto tempo levará para corrigir a situação.
De acordo com relatórios, os passageiros estão sendo convidados a esperar em longas filas de check-in, mas, como os funcionários não conseguem obter informações adicionais, também não conseguem remarcar os passageiros em outros vôos. Virou uma confusão toda.
E os problemas não param por ai. Tem a questão das bagagens, porque o sistema também foi afetado pela interrupção do sistema e as pessoas também são incapazes de levar sua bagagem despachada quando querer deixar o aeroporto. A demora está sendo para mais de quatro horas.
Os cancelamentos vêm no início de um feriado bancário incluindo o Reino Unido e estão causando dores de cabeça de viajante em muitos dos aeroportos internacionais mais movimentados.
A British Airways assegura que não há provas de um ataque cibernético, e reitera que o problema todo se deve a uma “falha do sistema”.
A companhia disse que os passageiros afetados TERÃO reembolsos em despesas como hotéis, transporte terrestre e refeições, mas está distribuindo uma carta pedindo aos clientes para pagar agora e fazer um pedido de reembolso mais tarde.
Vale recordar que a British terceirizou sua operação de TI para a Índia em 2016, por questões economicas.