O céu iluminado do interior de Minas Gerais (Fotos: Tom Alves)
Visite Conceição do Mato Dentro e enriqueça o espírito com história + gastronomia + beleza natural
Do alto da estrada, mesmo antes de quaisquer vestígios do vilarejo, o imenso paredão à direita subitamente atrai a atenção do viajante. É possível perceber um curso d’água despencando de seu cume até desaparecer por baixo da densa camada de neblina. As primeiras luzes do dia iluminam a maior cachoeira de Minas Gerais, o Tabuleiro.
Esse é um típico amanhecer de outono no sertão mineiro. Em seguida, as brumas se dissolvem, descortinando um céu incrivelmente azul, que dominará a paisagem até o fim do dia. Daí o ditado popular, conhecido por todos na vila: “Neblina que baixa é sol que racha”.

Pela trilha de terra, o guia atravessa um mar de montanhas para levar os turistas até a Cachoeira do Tabuleiro
Distrito de Conceição do Mato Dentro, o vilarejo do Tabuleiro está a 186km de Belo Horizonte e possui pouco mais de mil habitantes. Toda a região faz parte da Cordilheira do Espinhaço, a maior cadeia montanhosa do Brasil e, desde 2005, declarada pela Unesco como Reserva Mundial da Biosfera.
Com inúmeras trilhas que podem ser feitas tanto a pé quanto de bicicleta ou, ainda, de veículos 4×4, a vila de ares bucólicos é uma excelente alternativa para quem busca aventura e deseja passar o fim de semana longe da correria da cidade. Sem dúvida alguma, a principal delas é a trilha que leva à Cachoeira do Ribeirão do Campo, popularmente conhecida como Cachoeira do Tabuleiro.

A paisagem do cerrado mineiro emociona os viajantes
A caminhada para a parte de baixo da cascata se inicia na sede do Parque Natural Municipal do Campo, via estrada de terra, a 4km do vilarejo. Para vencer os 5km de distância, ida e volta, você andará a maior parte do tempo saltando pedras no leito do rio até a queda d'água. Apesar de não ser considerada uma trilha leve, o principal cartão-postal do município recompensa os esforços tamanha beleza e imponência de seus 273m de queda livre. Seu enorme poço de águas geladas e escuras, rodeado por grandes blocos rochosos, é um espetáculo à parte.

O passeio é perfeito para se deleitar com a culinária mineira
O turista pode alcançar o Tabuleiro pela parte superior da cachoeira, numa trilha pelo cerrado até o Ribeirão do Campo, onde várias corredeiras e poços menores se formam, até a queda. Há quem diga que a vista de cima do paredão é ainda mais incrível do que a de baixo. Páreo duro!
A poucos minutos de caminhada do Centro da vila, o Poço Pari é uma excelente opção para crianças e adultos que não estão dispostos a passar horas caminhando para se refrescar. Também não muito distante, a Cachoeira Congonhas, com 90m de queda, figura entre os principais roteiros dos ecoturistas.

A belíssima flora, a fauna diversificada e o cenário tipicamente bucólico são algumas das atrações que uma viagem até Tabuleiro proporciona
Partindo de carro num trajeto de aproximadamente 20 minutos até as proximidades do povoado do Itacolomi, outro atrativo é o Cânion do Peixe Tolo. Localizado na Serra do Intendente, tem em seus 8km de extensão inúmeros poços e uma cachoeira com 200m de altura. Caminha-se boa parte do tempo pelas pedras que ficam no leito do Rio Peixe Tolo. Próximo dali, é possível conhecer a Cachoeira Rabo de Cavalo. A trilha é fácil e revela a impressionante vista de um poço de águas cor de caramelo e sucessivas quedas d’água, chegando a 170m de altura.

A Cachoeira de Tabuleiro é um dos cartões postais dos roteiros de aventura no Brasil
Onde se hospedar
Pousada da Gameleira – www.pousadadagameleira.com.br
A pousada oferece suítes com frigobar e ventilador (algumas com TV) e quartos coletivos com banheiro privativo.
Onde comer
Restaurante Rupestre
Há 12 anos, o casal Solange e Gil Stork troca a agitação da capital mineira pela vida junto à natureza e oferece uma casa que serve deliciosa comida mineira.




![Validate my RSS feed [Valid RSS]](https://travel3.b-cdn.net/site/wp-content/uploads/2020/03/valid-rss-rogers.png)