Uma maneira diferenciada de promover a região que é um dos destaques do turismo de Portugal será desenvolvida com a ação a bordo do navio escola Sagres, atracado no cais da Marinha, no porto de Santos, no próximo dia 17 de junho.
A Aetur – Associação Empresarial de Turismo do Douro e Trás-os-Montes vai apresentar os atrativos da região, representados pela História milenar, o Vale do Douro, a história de um dos vinhos mais famosos do mundo – o Vinho do Porto – o património construído e Patrimónios da Humanidade, a cultura, a gastronomia e os vinhos, mais as paisagens de uma belíssima regiao.
O encontro, tem com o apoio da Casa de Portugal e da Braztoa – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo. Na ocasião, os convidados terão a oportunidade de provar diferentes sabores e produtos da região de Trás-os-Montes e do Vale do Douro, tais como vinhos, compotas, enchidos utilizados na elaboração de um cardápio regional pelos chefes da Marinha Portuguesa na cozinha do Navio Sagres.
Serão também apresentadas oportunidades de negócios e projetos da região, com destaque para a cultura, os vinhos, agronegócio e, essencialmente, o turismo, que tem um papel relevante e uma notoriedade internacional.
Em dois anos, esta será a terceira ação de promoção no Brasil organizada pela AETUR. As ações estão integradas no projeto “O Douro à Volta do Mundo – Magellan World” que, pela primeira vez, junta o património do Vale do Douro e Trás-os-Montes, com o legado histórico deixado pelo navegador Fernão de Magalhães e todo um conjunto de eventos que irão acontecer até 2021 para comemorar a “A Primeira globalização”,
Alberto Tapada, da Aetur, diz que a aposta no Brasil faz todo o sentido: “O Brasil é um mercado fundamental para a divulgação do Douro e Trás-os-Montes, pois há cada vez mais visitantes brasileiros a procurar o norte de Portugal. É um mercado em crescimento, pela ligação histórica e emocional que nos une e, obviamente, pelas características únicas que o Douro e Trás-os-Montes têm para oferecer”.
Para Paulo Machado, vice-presidente da Casa de Portugal, “não poderia haver melhor cenário que o Navio Escola Sagres, principal navio-escola da Marinha Portuguesa, considerado o navio mais bonito do Mundo, para realizar essa ação promocional uma vez que o navio é um cartão de visita de Portugal.
Construído em 1937 pela Marinha Alemã, na II Guerra foi capturado pelos Estados Unidos, vendido à Marinha do Brasil em 1948, sendo depois adquirido pela Marinha de Portugal em 1961 e desde então desempenha um papel muito importante na promoção de Portugal pois já deu 3 voltas ao Mundo como sede de centenas de ações promocionais.
O navio Sagres já navegou por todos os mares, visitou 60 paises e esteve em 187 portos, sendo 170 deles internacionais