Chris Thompson, Presidente & CEO da Brand USA, durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (5 de junho) no Walter E. Washington Convention Center, em Washington DC (Fotos: Claudia Tonaco)
Como era de se esperar, a política da nova administração da Casa Branca permeou toda a coletiva de imprensa do IPW 2017, o maior e mais importante encontro do turismo norte-americano que acontece durante esta semana no centro de convenções de Washington DC.
O tema Casa Branca X Turismo dos Estados Unidos foi abordado em todos os discursos, a começar pelo de Roger Dow, Presidente e CEO da US Travel Association que, após destacar a proposta de orçamento enviada ao Congresso pelo presidente dos Estados Unidos, que inclui a decisão de acabar com a Brand USA, disse que conversas com os senadores norte-americanos já estão sendo travadas:
“The Brand USA is here to stay” (a Brand USA está aqui para ficar), proferiu Roger Dow, que em seguida passou a palavra para Chris Thompson, Presidente e CEO da Brand USA.
Roger Dow, anunciou durante a coletiva de imprensa, no IPW 2017: “Brand USA veio para ficar”
No seu comunicado aos jornalistas presentes, vindos de quase uma centena de países, Thompson declarou que o foco da Brand USA é na segurança e na preservação do meio-ambiente, coincidentemente no momento em que os Estados Unidos acabam de se retirar o Acordo de Paris.
Thompson seguiu divulgando os números do turismo dos EUA e o ROI (Retorno do Investimento) da Brand USA = Aumento de mais de 4 milhões de turistas estrangeiros + aproximadamente US$14 bilhões a mais no gasto dos turistas estrangeiros no país + um impacto de aproximadamente US$30 bilhões na economia norte-americana + um aumento anual de aproximadamente 51.000 empregos em todo o país.
Chris Thompson aproveitou a coletiva para lançar a nova campanha de marketing global, que será divulgada em países como a Austrália, o Brasil, o México, Reino Unido e Japão, entre outros.
O conceito da campanha mostra os Estados Unidos como um destino para fugir da rotina e imergir, seja na cultura urbana ou nas diversas atrações naturais.
O CEO da Brand USA apresentou outro projeto da marca, uma superprodução feita em parceria com o cantor, compositor e ator Aloe Blacc e o produtor e cineasta Shaun MacGillivray que preparam para 2018 um filme para ser exibido nos cinemas i-Max, mostrando o poder da cultura urbana e da música norte-americana.
Aloe Blacc e Shaun MacGillivray, na coletiva de imprensa da Brand USA, no IPW 2017