Este é o primeiro lugar da Europa – e ao que se saiba do mundo ocidental – onde é proibido fotografar. A localidade suíça de Bergun estabeleceu esta proibição aos turistas para fotos de suas ruas e paisagens. O mais curioso é a razão alegada pela prefeitura local.
“Há uma demonstração científica que observar fotografias das férias de amigos ou familiares colocadas nas redes sociais pode fazer infeliz o espectador que não pode desfrutar dessa viagem”.
Um motivo para muitas discussões, certamente, mas as autoridades do turismo de Bergun não querem nem saber. O veto está dado aos turistas e visitantes que só podem desfrutar das belas vistas locais e da idílica paisagem rodeada de verdes montanhas com seus próprios olhos.
E quem não respeitar a proibição agravada com a postagem em redes sociais terá multas de 5 francos suíços (algo em torno de 4 euros) que serão destinados para ajudar a proteger a paisagem do município.
Na realidade, não deixa de ser uma taxa colocada dentro do setor turístico local, ou uma bem bolada jogada de marketing. A cidade é bem muito pequena e conta com pouco mais de 500 habitantes. A lei contra as fotos passou a figurar no dia 1o de junho e até agora foi aplicada 3 vezes.
As fotos da localidade, com sua igreja, os riachos e as colinas repletas de flores são consideradas demasiado bucólicas, e podem causar esta sensação de tristeza, defende o próprio prefeito Peter Nicolay, em um vídeo no Youtube.
“Bergün é linda! Não queremos deixar que as pessoas fiquem infelizes por terem visto fotos em mídias sociais de nossas paisagens pitorescas, por isso nós cordialmente convidamos todos a visitar Bergün e a conhecê-la pessoalmente”, afirma o alcaide.
O gabinete de Turismo local foi ainda mais longe nesta preservação do vilarejo e resolveu retirar as fotos de Bergun da sua conta de Facebook e Twitter, o que já provocou muitas reclamações.
O setor turístico de Bergun/Brauvogn colocou em comunicado que “estava consciente de que a nova lei não iria agradar a todos, mas que foi uma forma arrojada de promover a vila”.
Recentemente, a Suécia também implementou uma campanha de marketing diferente, ao colocar o país inteiro disponível gratuitamente na Airbnb, com o objetivo de tornar as suas paisagens e natureza acessíveis a todos os turistas.