Nesta terça-feira (20 de junho), a Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (AdeTur) lançou oficialmente 2º Salão de Turismo dos Campos Gerais, evento com a missão de reunir em um só espaço os principais atrativos e prestadores de serviços turísticos da região dos Campos Gerais do Paraná, com o fortalecimento do turismo regional.
O evento será agosto, de 24 a 27, na cidade de Ponta Grossa e a organização espera receber 7 mil visitantes em quatro dias de funcionamento, com palestras, cases de sucesso, apresentações culturais, artísticas, aulas shows e rodada de negócios
Também são estimados mais de 20 expositores comercializando produtos e serviços, oferecendo promoções e fortalecendo suas marcas. “A região dos Campos Gerais é linda, marcada por uma riqueza natural, cultural e histórica única, além de ter excelentes empresas que merecem ser apresentadas aos visitantes e moradores de nossas cidades”, comenta Cíntia Capri, presidente da AdeTur.
Foto / Oriental Fotografias/Divulgação
Em um ano tão difícil como está sendo 2017, com a instabilidade politica atrapalhando demais a economia e segmentos como o turismo, confirmar a realização de um evento como o Salão foi um desafio justificado pelo bom comportamento da edição inicial. 100% dos expositores fecharam negócios, 66% realizaram atendimentos, 25% concluíram vendas pós-salão, 67% obtiveram movimentação financeiro extra de 2% a 5%, a totalidade obteve resultados com uso de vouchers e 25% realizaram prospecção de novos clientes.
Com parceria do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau e Sebrae-PR, representado por Aldo Carvalho, patrocínio do Sicredi Campos Gerais, apoio da CCR Rodonorte, NET, Fundação Municipal de Turismo de Ponta Grossa, Paraná Turismo e Rede Gastronômica dos Campos Gerais, a edição 2018 pretende demonstrar a nível estadual o potencial turístico da região, local com 1 milhão de habitantes e mais de 60 atrativos turísticos.
O 2º Salão de Turismo apresenta layout desenvolvido por alunos dos cursos de arquitetura e urbanismo das Faculdades Ponta Grossa. São estandes, hall gastronômico e outras áreas que serão abertas ao público no dia 25 de agosto. “Isto também evidencia os serviços e profissionais qualificados que a região possui, assim como será feito nos demais itens do 2º Salão”, comenta Karen Kobilarz, gerente da AdeTur e coordenadora do evento.
Como o Hackathon nasceu no Paraná (surgiu no festival das Cataratas, ganhou versão nacional através da Braztoa e na Expo da Abav, Ponta Grossa também aproveita a evidência. A maratona tecnológica Será uma das novidades do 2º Salão de Turismo, com programadores, designers e empreendedores buscando soluções inovadoras de startup para o mercado. Turismo e eventos serão os temas da edição.
Para a sua abertura, o Salão de Ponta Grossa terá palestra ministrada por Adonai Arruda, presidente da Holding Higi Serv, grupo que tem no turismo a Serra Verde Express e a BWT Operadora, isto na quinta-feira (24/08). Já entre os dias 25 e 27 o Salão de Turismo estará aberto ao público no centro de convenções do Shopping Palladium das 10h às 22h.
Mais informações em www.salaodeturismocamposgerais.com.br ou no facebook.com/salaodeturismocamposgerais.
ACONTECENDO
Foto Gian Hirano/Divulgação
A abertura do Festival Gastronômico de Inverno, promovido pela Rede Gastronômica dos Campos Gerais (RGCG) foi feita no lançamento do Salão do Turismo, com degustação de pratos integrantes da ação promocional que ocorrerá entre os dias 21 de junho e 22 de julho nos estabelecimentos participantes e que pretende apresentar aos moradores e visitantes o potencial da culinária regional.
“Um dos objetivos da Rede Gastronômica dos Campos Gerais é fortalecer a identidade gastronômica da área que abrangemos, por isso com a criação de um festival, que tem como meta o uso de ingredientes sazonais e da região, incentivamos nossos membros a criarem novos pratos, utilizando o pinhão e a mexerica”, comenta o presidente da RGCG, Juliano Komay.