A Nova Zelândia é reconhecida como um dos países com maior preocupação e participação nos quesitos de sustentabilidade e neste ano do desenvolvimento do turismo sustentável anuncia mais uma ação diretamente relacionada.
O porto de Auckland, a principal cidade do pais, tem na sua ponte um dos principais ícones urbanos. A ligação vai ganhar uma iluminação especial semelhante à de outros monumentos mundias, como a casa da Ópera de Sydney, a Torre Eiffel e o Empire State.
O projeto de iluminação está em fase de testes, com inauguração prevista ainda para e 2017 em um evento especial
Um dos grandes diferenciais da ponte de Auckland é que seu display de iluminação será alimentado por 630 painéis solares – trata-se da primeira ponte do mundo a ser inteiramente iluminada por energia solar. O sistema terá o apoio de uma bateria com capacidade gigantesca de armazenamento que além de abastecer a iluminação da ponte, também distribuirá energia para os bares e restaurantes do badalado Wynyard Quarter.
“A iluminação sustentável reflete nosso compromisso em ser uma cidade que apóia a eficiência energética, a sustentabilidade e as baixas emissões de carbono”, afirma o prefeito de Auckland, Phil Goff. Ele acredita ainda que as luzes devem transformar a vida noturna da cidade, tornando-a ainda mais “intensa e vibrante”.