“Representa 10% do PIB mundial e é um dos setores econômicos de mais rápido crescimento, com 7% das exportações globais e um em cada 10 postos de trabalho. Mas, com o crescimento vem igualmente a responsabilidade quando trabalhamos para construir um futuro melhor para um povo e um planeta baseados em paz e prosperidade “, afirmou o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, na abertura da conferência promovida pela organização em Astana, na Cazaquistão.
“O turismo é responsável por 5% das emissões atmosféricas globais de CO2. Precisamos avançar para uma economia de turismo verdadeiramente verde, onde o crescimento é desacoplado da degradação ambiental ou cultural “, acrescentou.
Com o titulo “Turismo e Energia Futura: Desbloquear oportunidades de crescimento com baixas emissões de carbono”, líderes políticos e autoridades da indústria se reuniram para debater a contribuição do setor de turismo na redução das emissões de carbono. A conferência tem a uma iniciativa conjunta da Astana EXPO 2017 e da Organização Mundial do Turismo (OMT), com o apoio do Ministério da Cultura e do Desporto do Cazaquistão.
O evento procurou promover o compromisso do setor de turismo com a agenda global de mudanças climáticas.
O Cazaquistão, sede do encontro, coloca o Turismo como prioridade e projeta aumentar a participação no PIB nacional de 1% para 8% até 2025 “, como afirmou Askar Mamin , vice-primeiro ministro do Cazaquistão, que solicitou o apoio da OMT para a construção de um setor de turismo sustentável.
Entre alguns dos aspectos viabilizados no encontro,
A redução das emissões, a eficiência energética, o uso de energia renovável e práticas sustentáveis sublinhadas como essenciais para garantir a contribuição do turismo para o Acordo de Paris.
Fortalecer o conhecimento de como mudar os padrões de uso de energia para gerar oportunidades de investimento
Mover-se para uma economia verde, onde o crescimento é desacoplado do uso de recursos naturais e cria empregos verdes
Combater as mudanças climáticas ao longo de toda a cadeia de valor do turismo (transporte para e dentro de destinos, indústrias de hospedagem e atividades)
Envolver todas as partes interessadas, incluindo comunidades locais, funcionários e turistas e garantir que os benefícios do crescimento com baixo teor de carbono sejam distribuídos a todos
Desenvolver produtos turísticos com baixo impacto de carbono que podem criar empregos, especialmente para mulheres e jovens.