Foram-se as chuvas e veio o frio. E como veio. Com características de inverno rigoroso, com muita neve.
Neste início de semana o Rio Grande do Sul vai sentir os efeitos da frente fria que começa a avançar e permanecerá até 5a feira, com possibilidades de neve na região da Serra Gaúcha. O mesmo vale para a região da Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina.
O frio tomou conta da capital Argentina (Fotos: Divulgação)
Na Argentina, todo o país está debaixo de uma onda polar; em Buenos Aires a sensação térmica atinge neste domingo entre 5 e 9oC. Durante todo o início da semana as temperaturas serão similares ou até menos, variando de 1 a 9oC, na segunda, de 1 a 10oC na terça e entre 4 e 13oC na quarta.
Esquiadores no Sul do continente sentiram a queda da temperatura
É muita neve e intenso frio. Até os esquiadores e amantes dos esportes de inverno sentiram. Correntes de ar gelado que vieram da Patagônia até a região de Cuyo. O Serviço Nacional de Meteorologia indica que 55% das estações meteorológicas registraram temperaturas inferiores a 4 graus. As máximas foram de Iguazu (17,7) e Bernardo de Irigoyen (16,6) 65% das 104 cidades argentinas que são monitoradas acusam uma sensação térmica inferior a zero grau. Em Bariloche, o registro foi de -13,7 graus.
Nas bases antárticas, muito mais, entre -29,2 e -9,8oC. O registro de temperaturas baixas passou por Maquinchao (província de Rio Negro), com -10,4oC e Esquel (Chubut) com -8,3oC.
Os aeroportos da região patagônica estão entre os principais problemas no transporte. Com nevadas de até 40cm, os terminas de Bariloche, Chapelco, Esquel, Ushuaia, Río Grande, El Calafate, Neuquén e San Martín de los Andes estão afetados. O governo lançou a Operação Neve para o anticongelamento das pistas e equipes procurando retirar a neve para a retomada de operações.
O aeroporto de Bariloche reiniciou operações no final da manhã deste domingo após paralização de 2 dias.
No lado norte argentino, vários postos fronteiriços estão impedidos do tráfego normal. Houve o registro também de uma forte nevasca em Bahia Blanca e na Sierra de La Ventana.
E Buenos Aires? Há 10 anos a capital platina não registra temperaturas tão baixas. Em 2007, o fenômeno meteorológico trouxe neve, o que não acontecia desde 1918.
Foi um histórico 9 de julho, quando a cidade ganhou um branco frio, a primeira vez em um século que os portenhos viram nevar e festejaram pelas ruas.
As companhias aéreas que cobrem a rota entre Buenos Aires/São Paulo/Rio tem registrado um considerável aumento no tráfego de turistas brasileiros que querem aproveitar a onda de frio que alcança a capital argentina, quase com a possibilidade de neve.