Apesar dos transtornos, turistas que lotavam a cidade no fim de semana também souberam comemorar
A temporada de inverno 2017 já entrou para a história de Bariloche com a maior taxa de ocupação dos últimos anos: ultrapassa 90% da capacidade hoteleira, que é de 30 mil leitos.
O tempo melhorou e com este importante detalhe, Bariloche retoma sua vida normal depois dos muitos transtornos causados pela grande nevasca e as baixas temperaturas do fim de semana passado, quando a neve chegou a atingir 50 centimetros e milhares de usuários (locais e visitantes), ficaram sem energia elétrica.
O fechamento do aeroporto nos dias 15 e 17 de julho gerou grandes inconvenientes aos turistas que deviam chegar ou sair de Bariloche. O temporal de neve coincidiu com o principal final de semana da temporada de inverno, exatamente quando estava prevista a chegada de uma maior quantidade de voos.
As rotas nacionais e provinciais de acesso à cidade, bem como San Martin de los Andes (Neuquén), permaneceram fechadas ao trânsito durante quase três dias, em razão do forte temporal e nevasca que atingiu a zona da Cordilheira.
Nesta quinta-feira, as temperaturas começaram a subir e isso faz com que a neve e o gelo acumulados diminuam e a cidade possa retomar parte do seu ritmo habitual. Os serviços, bem como os pontos turísticos e de recreação funcionam
O aeroporto retomou suas operações para receber os mais de 20 voos programados para cada dia durante esta temporada. As companhias aéreas se comprometeram a reprogramar as viagens de todos que não puderam estar nos voos programados, de acordo com a disponibilidade de assentos, ou com a devolução do valor das passagens. Alguns passageiros optaram por voltar para Buenos Aires com o serviço de ônibus especiais providenciados devido à emergência.
As autoridades locais se comprometeram a atender todas as reivindicações dos passageiros que foram afetados pelos inconvenientes da nevasca.
Uma imagem ao lado do lago Moreno, um dos registros de como ficou Bariloche de branco com a nevasca
Imagem geral de Bariloche (fotos/Divulgação)
Os centros de neve da Argentina na região patagônica mostram nesta quinta a atual situação:
Cerro Catedral: aberto parcialmente, com alguns meios de elevação.
Chapelco: aberto. Reestbelecido o serviço elétrico.
Cerro Bayo: parcialmente aberto.
Las Leñas: aberto. Com todos os meios de elevação.
Cerro Caviahue: aberto
Portillo: aberto. 85% dos meios de elevação abertos
.