O Departamento de Segurança Interna (DHS) dos Estados Unidos confirmou nesta quinta-feira que 180 companhias aéreas de todo o mundo não terão mais restrições para que seus passageiros utilizem equipamentos eletrônicos em voos com destino aos aeroportos norteamericanos.
Isto significa que as companhias relacionadas em mais de 105 paises terão procedimentos maiores de segurança nos embarques de passageiros.
A medida é acrescentada depois da confirmação de que as companhias cumpriram a primeira fase de aprimoramento nas medidas de segurança. Os novos requisitos alcançam a média diária de 325 mil passageiros que viajam de 280 aeroportos em 105 paises.
Várias empresas da região do Oriente Médio também foram alcançadas pela nova determinação das autoridades norte-americanas.
O DHS também anunciou que levantou a proibição anterior de grandes dispositivos eletrônicos, incluindo laptops e tablets para companhias aéreas que voam para os EUA. A medida havia sido implementada em março para combater a possibilidade de terroristas levarem explosivos através destes equipamentos nos vôos internacionais vinculados aos EUA.
Na semana passada, o governo dos EUA também atualizou seus requisitos para oferecer a várias companhias aéreas um tempo adicional na obtenção de equipamentos de detecção de explosivos.
.