Da nova relação de aeroportos concedidos para a iniciativa privada, o da capital catarinense é aquele que tem a situação mais necessária para uma transformação completa e responder ao aumento de tráfego e condições operacionais
O consórcio Zurich Airports, responsável por administrar o aeroporto de Florianópolis a partir de 1º de janeiro de 2018, divulgou o projeto de como ficará o novo terminal de passageiros previsto para ser construído em substituição ao atual. A obra terá que estar concluída até setembro de 2019, como consta do edital de concessão.
A concessionária estrangeira refez o projeto do futuro terminal. A Infraero havia iniciado a obra em 2013, mas parou dois anos depois por causa da lentidão do serviço e da concessão.
O suíço Tobias Markert, CEO Zurich, relaciona os principais itens que os principais investimentos nos primeiros dois anos e dois meses de contrato, como prevê o acordo com o governo federal.
1) Construir novo terminal de passageiros, organizado em dois ou mais níveis operacionais com vias e equipamentos para atender – 1.330 passageiros domésticos em hora pico durante o embarque e 1290 no desembarque; 370 passageiros internacionais em hora pico durante o embarque e 310 passageiros internacionais no desembarque;
2) 10 pontes de embarque e respectivas posições de pátio para atender de forma simultânea e independente a 9 aeronaves;
3) Construir novo pátio de aeronaves, para atender a, pelo menos, de forma simultânea e independente, 16 aeronaves;
4) Construir estacionamento de veículos e respectivas vias de acesso, adjacente ao novo terminal de passageiros, para 2.530 vagas dedicadas exclusivamente a visitantes e passageiros;
5) Adequação dos acostamentos da pista de pouso e decolagem;