Exemplo que bem poderia ser melhor seguido por metrópoles como Rio e São Paulo. Berlim segue com o seu turismo indo muito bem, cada vez melhor. E quebrou mais um recorde. Ao longo dos últimos dois anos, o valor bruto das receitas geradas pelos visitantes cresceu de 1 bilhão para 11,58 bilhões de euros por ano.
O resultado de um novo estudo sobre o turismo como fator econômico foi conduzido pela dwif-Consulting GmbH para o visitBerlin e mostra que tendência positiva continuou no primeiro semestre deste ano: o número de dormidas (pernoites) em hotéis e pensões aumentou 1,8 % para 14,7 milhões.
Entre os próprios alemães, a cidade segue ganhando popularidade. No primeiro semestre do ano, 56% dos visitantes de Berlim vieram da própria Alemanha e 44% foram turistas que vieram do exterior, de acordo com o informe divulgado pelo escritório de Berlim-Brandemburgo.
” O crescimento no mercado de turismo de Berlim tem sido uma história de sucesso há muitos anos. Berlim é conhecida em todo o mundo como uma cidade de liberdade e tolerância. Continuaremos trabalhando para esta aceitação mostrando Berlim uma cidade acolhedora para todos “, assegura Burkhard Kieker, CEO da visitBerlin. “Os números do nosso mercado mais importante, a Alemanha, estão crescendo de forma constante. Nos mercados estrangeiros, a incerteza mundial não é o unico fator competitivo, mas temos encontrado boas respostas. “.
Enquanto o número de visitantes da França e da Grã-Bretanha aumentou no primeiro semestre de 2017, os números da Dinamarca, Holanda e Itália diminuíram. O número de pernoites dos EUA aumentou 8,7% , e os visitantes da China em até 17,3%. O Brasil também manteve sua faixa de crescimento.
NEGOCIOS
O número de visitantes que viajam para Berlim para conferências, conferências e seminários também aumentou. No primeiro semestre de 2017, foram contabilizados 4,96 milhões de pessoas (+ 1,8%) em relação ao mesmo período do ano passado, participantes de 64 mil convenções e reuniões (+ 1,9%).
Os viajantes a negócios passaram 3.9 milhões de noites em Berlim durante o primeiro semestre, um aumento de 8%.
De acordo com o estudo, além das 31 milhões de pernoites contabilizadas no setor hoteleiro em 2016, 33,2 milhões de pernoites foram gastos por visitantes que ficaram com amigos e parentes. Cerca de cinco milhões de pernoites foram de visitantes que reservaram diretamente com proprietários privados ou através da economia compartilhada.
E não se trata apenas e tão somente cada vez mais visitantes em Berlim – eles gastam mais do que dois anos atrás. Em média, todo visitante gasta 64,89 euros por dia. Para os hóspedes do hotel, o valor chega até a 205,80 euros por dia. Os visitantes que ficam com proprietários privados passam uma média de € 107,50 por dia.
A hotelaria comemora: 48 % do volume de negócios do turismo é atribuído à indústria hoteleira de Berlim. Cada terceiro euro é gasto no setor varejista. O restante, cerca de 20%, vai para o setor de serviços, como transporte público e ingressos para eventos.