Com inscrições ainda abertas até o próximo dia primeiro de setembro, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017/2018, tem a formação inicial do seu júri. Estão confirmados para a banca, Alexandre Garrido (ABNT), Ariane Jane (Global Ecotourism Network), Caco de Paula (Agência Auá Brasil), Federico Asper (Espertise Investigación), Helena Costa (UNB), Isabel Barnasque (Ministério do Turismo), Jessica Kobayashi (Senac) e Mariana Aldrigui (USP).
Os inscritos no programa http://braztoa.com.br/premio/. serão avaliados sob diversos pontos de vista: impactos ambientais, incentivo ao turismo sustentável, inovação e viabilidade financeira.
Podem se inscrever
Associados Braztoa: operadoras de turismo, representantes, colaboradores e convidados.
Agências de Viagem: empresas que comercializam produtos e serviços turísticos diretamente para o cliente final.
Meios de Hospedagem: hotéis, hotéis fazenda, cama & café, pousada, flat, entre outros (Ex. albergues e campings).
Resorts (subcategoria, dentro de meios de hospedagem) – Empreendimento hoteleiro de alto padrão em instalações e serviços, fortemente voltado para o lazer, em área de amplo convívio com a natureza, na qual o hóspede não precise se afastar para atender às suas necessidades de conforto, alimentação, lazer e entretenimento.
Parceiros do Turismo: abrangem operadoras de turismo não associadas à Braztoa, companhias aéreas, locadoras de veículos, fundações, associações e organizações do terceiro setor, bem como as instituições governamentais, não incluindo agências de viagem ou meios de hospedagem, que possuem categoria exclusiva.
Projetos Inovadores: projetos submetidos por grupos de alunos representando instituições de ensino técnico e superior.
A melhor iniciativa classificada será declarada TOP Sustentabilidade e ganhará, além de um vídeo exclusivo produzido pelo Ministério do Turismo, uma bolsa de estudos 100% no curso de Pós-Graduação EAD – Inovação E Empreendedorismo em Negócios Turísticos Sustentáveis do SENAC.
A cerimônia de premiação será na Convenção Braztoa 2017, cujo local e data serão brevemente anunciados.
Nesta edição deixa de estar relacionado o atual secretário executivo da OMT, Márcio Favilla, que estará deixando o cargo no final da atual gestão do organismo internacional, ele que foi um dos nomes mais expressivos nas edições anteriores do programa.
Outra participante de destaque também ausente é Margaret Grantham, diretora do Centro de Turismo Alemão no Brasil. Através de sua atuação, o DZT também foi parceiro importante nas iniciativas dos anos anteriores, inclusive na premiação com a viagem sustentável pela Alemanha.
Todas as iniciativas premiadas, desde a primeira edição, podem ser visualizadas no site: Mapa Turismo Sustentável no Brasil: Iniciativas Premiadas – Braztoa e Ministério do Turismo(http://iniciativassustentaveis.turismo.gov.br/), uma parceria entre Braztoa e o Ministério do Turismo, disponível em três idiomas e que serve como fonte de consulta para parcerias e turistas, nacionais e internacionais, que buscam por experiências de viagem mais sustentáveis.