RIBEIRÃO PRETO (SP) – Em vários momentos, ao longo destes meses da assustadora crise econômica que abateu muitas das iniciativas do Brasil também no Turismo, não foram poucos os que vaticinaram que ela não aconteceria. Contra muitas destas previsões, a tradicional feira promovida pela Associação das Agências de Viagens de Ribeirão Preto e Região chega à sua maioridade, em uma 21ª. edição marcada por muito trabalho e determinação.
Ou, como disseram vários dos integrantes da associação, feita 'na raça e na coragem'.
Nestes dois dias (sexta e sábado), a cidade sede da 6ª. região administrativa do estado de São Paulo, com sua fama de capital do agro-negócio, com muita riqueza de um dos setores de maior pujança na área econômica, mostra que esta é uma atividade que forma a trajetória de empresários que acreditam e conseguem sustentar o Turismo apesar da ausência de uma maior conotação de politica turística positiva. .
A sessão de abertura do evento transformou-se muito mais em um fórum onde os oito discursos proferidos tiveram uma conotação que foi das lamúrias ao otimismo; das necessidades de uma voz e atuação mais presentes no setor político às prioridades que esta indústria poderia ter; e das razões que o empreendedorismo segue mostrando como fator decisivo para que se acredite no Turismo e nas pessoas que fazem desta atividade um agenciamento de viagens e parte da cadeia produtiva brasileira.
‘Abrimos a feira com 2.374 pré-inscritos, um numero que mostra a pujança no reconhecimento deste momento difícil do Pais’, enalteceu o presidente Evandro Oliveira, o primeiro a se pronunciar na sessão que teve mais de hora e meia de exposições. ‘A capacitação é nosso maior legado deste ano, quando cortes e ajustes tiveram que ser feitos para que a feira acontecesse. Voces não verão passaportes nos corredores, mas contarão com um entusiasmo que é determinante para esta realização onde, mais uma vez, valorizamos os agentes de viagens na sua própria campanha do ‘Viajar é com a Gente’.
O presidente da Embratur, falando na defesa do turismo e suas potencialidades, indicou que é ‘preciso passar a limpo o Brasil que não tem a capacidade de poupar e investir e isto se reflete diretamente no Turismo’, confirmando também que espera para os próximos 30 dias a aprovação pelo plenário da Câmara do Projeto de Lei criando a Agência Nacional de Promoção.
Márcio Santigo, em nome do Brasil Convention e da Federação dos Conventions e Gustavo Arraes, vice-presidente do Fornatur, foram determinantes e incisivos sobre as questões de investimentos no Turismo “devemos exigir e não pedir respeito”, como frizou o dirigente mineiro. Mauricio Rasi, representante do MTur confirmou posições da pasta diante das necessidades atuais e também o encontro sobre parques temáticos no próximo dia 15 em Brasilia,
Já os dirigentes locais, Wilson Rocha, pelo Comturp e Edmilson Domingues, como secretário de turismo, anteciparam novidades em relação ao turismo da cidade, cabendo ao discurso final do prefeito Duarte Nogueira uma série de novidades para Ribeirão Preto, como os avanços na maior mobilidade urbana até constituição de polo cultura, educacional e de eventos para que o Turismo alcance sua real responsabilidade social com tantas oportunidades oferecidas’.
As viagens da TRAVEL3 tem a assistência da APRIL BRASIL