PARA O EXTERIOR, OS PRINCIPAIS PRÊMIOS DO FIACULT

1 Out 2014 ANTONIO EURYCO Eventos & Feiras Nenhum comentário

FLORIANÓPOLIS - A premiação do primeiro Festival Internacional Audiovisual de Cultura e Turismo comprovou que, neste setor, como já é notório na questão de publicidade, o Brasil ainda precisa melhorar muito. Dos 40 filmes inscritos, 22 deles estrangeiros, foram do exterior os vencedores das principais categorias.

Portugal, que teve 6 participantes inscritos na mostra, ficou com 2 entre os primeiros colocados e o trio de ganhadores  foi completado pelo destino Azerbaijão, com a produção ‘The Land of  the Future’.

Esta  foi uma das mais festejadas até pela curiosidade em mostrar um destino desconhecido pela maioria e em avançado estágio de surpreendentes modernidades, tanto na arquitetura, infraestruturas e projetos de progresso. O filme mostra aspectos do país que fez parte da antiga União Soviética, localizado às margens do Mar Cáspio, com grandes reservas de petróleo e gáz natural, a produção de caviar e a topografia entre desertos de pedra e areia a picos nevados, rios e geleiras.

Baku, sua capital e principal centro cultural, cientifico e industrial, tem mais de 2 milhões de habitantes, segundo o censo mais recente e concentra 25% da população do país também conhecido como 'Terra do Fogo'. Encontra-se na lista como um dos próximos destinos mundiais com tendência significativa no crescimento turístico.

Baku, capital do Azerbaijão

De Portugal vieram os filmes mais bonitos e sensitivos. O moscatel de Setubal, no cultivo de um dos mais nobres vinhos foi o material promocional da Comissão Vinícola Regional de Setubal e como grande vitorioso, principalmente no quesito melhor fotografia foi ‘Inverno’, inscrito pelo Jardim Botânico da Universidade de Coimbra como proposta documental da Natureza.

Com a música (piano) da sua trilha, imagens belíssimas em tons e nuances da estação, refletiu instantes de concepção natural entre as belezas invernais em um jardim. Foi o mais votado pela internet e também na cotação do júri integrado por especialistas e turismólogos convidados.

Representantes de Portugal no FTN, João Freitas, do Lutécia Hotel, e Pedro Ribeiro, da rede Dom Pedro, receberam os troféus correspondentes à premiação de Setubal e Coimbra

Nas várias categorias de prêmios e inscritos, entre os ganhadores estão as produções do Ceará com a praia das Fontes: o Conheça Itajaí (SC), o Cirio de Nazaré, de Belém; e o Parque Unipraias, de Balneário Camboriu, no segmento aventura, o da Schultz entre as operadoras. A relação completa está em www.fiacult.com

Em cristal, o troféu 'Diamante' recebido pelos tres principais classificados do Fiacult

O Festival Internacional AudioVisual de Cultura e Turismo é uma bela iniciativa que deve ganhar amplitude em suas próximas edições incentivando a produção documental de áreas da cultura e turismo. Integrado ao Fórum de Negócios, pode até ter vida própria mais promissora já que está em um segmento ainda pouco explorado no turismo brasileiro, ao contrário de tantos eventos que mostram uma mesma similaridade.

O fecho da sua edição, realizada na sede do CIC – Centro Integrado da Cultura –, junto à Avenida Beira-Mar, foi prejudicado pela ausência de um maior número de participantes na sessão de premiação. Isto em razão da onda de atentados  na Grande Florianópolis e conturbações na mobilidade da capital e congestionamentos. Até o final desta noite, 27 ataques foram realizados em cinco dias, 16 onibus foram incendiados. Além de Florianopolis, o crime organizado realizou ações em 13 cidades catarinenses. Em situações assim, o Turismo também é vítima.

 

 

 

 

 

 

 


Compartilhe nas redes sociais



Nenhum comentário


    Gostaria de deixar sua opnião ou comentário?

    Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios com asterisco *

    RECEBA MENSALMENTE SUA TRAVEL 3

    ASSINE AGORA

    Instagram Travel3

    Confira no Instagram