BRASILEIROS LEVAM ARTE E ESPERANÇA PARA REFUGIADOS SÍRIOS NO LÍBANO

12 Abr 2017 DA REDAÇÃO (FOTOS: DIVULGAÇÃO) Internacional Nenhum comentário

Os grafiteiros Rimon Guimarães e Zéh Palito estão pintando campos de refugiados, e promovendo aulas de artes para crianças e adolescentes

Em 6 anos de Guerra na Síria, os conflitos tiraram a vida de mais de 400 mil pessoas, além de tirar de casa mais de 11 milhões de pessoas e gerar o número alarmante de 5 milhões de refugiados. Esses dados da tragédia geraram uma onda de solidariedade em todo o mundo, inclusive no Brasil.

A dupla brasileira de grafiteiros Cosmic Boys, formada pelos jovens artistas Rimon Guimarães e Zéh Palito, desembarcou no Líbano, para levar arte e esperança aos refugiados com o projeto Cosmic Future. A ação faz parte do CONEXUS, projeto coletivo de arte contemporânea nômade, com curadoria da gaúcha Sheila Zago, que viaja pelo mundo promovendo artistas e desenvolvendo programas educacionais com parceiros locais. Desde o último domingo (09), os artistas, naturais de Curitiba (PR), estão pintando escolas e alojamentos, e estão desenvolvendo oficinas de arte para crianças e adolescentes em campos de refugiados na província de Beqaa.

Além dos artistas curitibanos, integram o projeto a documentarista francesa Agathe Champsaur e a artista síria Anas Albraehe. “Em um momento de forte fluxo de imigração devido a conflitos internacionais, as pessoas procuram oportunidades para sobreviver, lugares para viver - esperar ou começar uma nova vida. Muitos acabam vivendo em condições não ideais entre campos de refugiados e assentamentos, onde a educação não é facilmente acessada e as crianças e adolescentes muitas vezes deixam de estudar. Nesse contexto, o Projeto CONEXUS está desenvolvendo programas educativos para atender jovens, tendo a arte como conector central dos projetos”, explica Sheila Zago.

Doações podem ser feitas pelo site Generosity: www.generosity.com/education-fundraising/cosmic-future-making-art-with-young-refugees


Compartilhe nas redes sociais



Nenhum comentário


    Gostaria de deixar sua opnião ou comentário?

    Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios com asterisco *

    RECEBA MENSALMENTE SUA TRAVEL 3

    ASSINE AGORA

    Instagram Travel3

    Confira no Instagram