A partir de 1º de março, aérea vai exigir atestados de saúde e vacinação com 48 horas de antecedência
A Delta Air Lines anunciou novas medidas visando proteger seus clientes, colaboradores e animais de serviço e assistência.
A partir de agora, a companhia requisita a documentação antecipada para embarque de animais.
Diariamente a Delta transporta 700 animais de serviço e assistência – ADSS. Somados são cerca de 250 mil por ano.
Alegando “ajuda psicológica”, passageiros tentaram embarcar com perus, cobras, aranhas e outros animais de estimação.
“Ignorar a verdadeira intenção das regras existentes que regem o transporte de animais de serviço e assistência pode ser um desserviço para clientes que possuem necessidades reais e documentadas”, explicou a assessoria da empresa.
De 2016 até hoje, a companhia documentou um aumento de 84% nos incidentes com ADSS. Isso inclui de micção e defecação até mordidas a bordo.
Em 2017, os colaboradores da Delta informaram um aumento nos atos de agressão dos animais a bordo.
Em conformidade com o Air Carrier Access Act = Lei de Acesso em Transporte Aéreo), a Delta oferece viagens na cabine para ADSS sem custo.
“O aumento de incidentes sérios nos leva a acreditar que a falta de regulamentação para a triagem de saúde e treinamento dos ADSS está criando condições inseguras em viagens.
Como líder em segurança, trabalhamos com o nosso Conselho Consultivo sobre Deficiências para encontrar uma solução. Ela deve oferecer apoio a clientes com uma necessidade legítima desses animais. Ao mesmo tempo estamos priorizando uma experiência de viagem segura e consistente”.
John Laughter, Vice-Presidente Sênior – Segurança Corporativa, Proteção e Compliance, da Delta
O que diz a lei
Como o Código de Direito do Título 14 § 382.117 determina:
“É permitido que o ADSS acompanhe o passageiro com uma deficiência em qualquer lugar em que o passageiro se sentar. O ADSS não pode obstruir um corredor ou outra área. O objetivo é facilitar a evacuação de emergência”.
No entanto, há relatos de animais que foram identificados erroneamente como ADSS. Eles ocuparam assentos, foram encontrados deitados nos corredores ou se deslocando durante o voo.
Esse mesmo regulamento exige que as aéreas determinem se algum fator impede a viagem na cabine por um animal de serviço.
Tais fatores incluem:
“Se o animal representar uma ameaça direta para a saúde ou a segurança de outros.”
“Se isso causar um transtorno significativo do serviço de cabine”.
Novas regras para embarque de animais de serviço treinado
A partir de 1º de março a Delta exigirá que todos os clientes que viajam com um animal de serviço e assistência apresentem:
Atestados de saúde e vacinação com 48 horas de antecedência.
Entregar um Formulário de Saúde Veterinária assinado e/ou um registro de vacinação (atual com até um ano a partir da data de viagem) do seu animal.
Os documentos devem ser entregues ao Serviço de Atendimento ao Cliente para Animais de Serviço e Assistência da Delta, pelo website www.delta.com, pelo menos 48 horas antes da viagem.
Uma carta preparada e assinada por um médico ou profissional de saúde mental credenciado.
As pessoas também precisarão fornecer um documento assinado que confirme que seu animal pode se comportar para evitar que animais domésticos não treinados viajem sem caixa de transporte.
Essas medidas têm como objetivo ajudar a garantir que os clientes que viajam com um animal de serviço ou assistência treinado não corram mais o risco de terem seus animais de serviço atacados por animais de estimação não treinados, como já foi relatado.
Novas regras para embarque com um animal de assistência psicológica ou psiquiátrica
Os clientes que viajam com um animal de apoio emocional ou de assistência psiquiátrica devem:
Entregar um Formulário de Saúde Veterinária assinado e/ou um registro de vacinação.
Entregar um formulário de Solicitação de Animal de Assistência Psicológica/Psiquiátrica que requer uma carta preparada e assinada por um médico ou profissional de saúde mental credenciado.
Entregar um formulário assinado de confirmação de treinamento do animal para o Serviço de Atendimento ao Cliente para Animais de Serviço e Assistência da Delta, pelo website www.delta.com.
A Delta está criando um Atendimento ao Cliente para Animais de Serviço e Assistência. O objetivo é melhorar a experiência de viagem e garantir que os clientes recebam atendimento de excelente qualidade.
Este atendimento irá verificar se a documentação acima foi recebida e confirmar a reserva do cliente para viajar com o animal, antes da chegada ao aeroporto.
Se um formulário não estiver completo, um representante se comunicará com o cliente por e-mail para solicitar os itens em falta ou incompletos.
A Delta não aceita animais de serviço ou assistência exóticos ou incomuns.