As melhores opções para o motorista decidir como alugar e onde fazer a reserva do carro para viagens a lazer ou a negócios

Alugar um carro para viajar a lazer ou a negócios no exterior exige atenção do cliente. Confira algumas dicas importantes para fazer um bom negócio.

Diferenças entre alugar um carro nos EUA ou Canadá e alugar um carro na Europa

A frota, que poderá ser tanto de carros regulares, de modelos com ar condicionado,  direção hidráulica ou com mais acessórios. Em alguns países é possível solicitar até o kit de bafômetro. Tanto nos Estados Unidos como na Europa é possível alugar os chamados carros especiais.

Outra diferença é o sentido de circulação, ou seja, a forma como os veículos devem ser conduzidos, nas ruas e rodovias de cada país. Isso inclui o lado da rodovia pelo qual se deve conduzir, e as leis de trânsito vigentes.

Carros especiais podem ser alugados tanto nos Estados Unidos quanto na Europa

Carros especiais podem ser alugados tanto nos Estados Unidos quanto na Europa (Fotos: Divulgação)

Há também que se considerar as devoluções de carros em outras localidades. Isso significa devolver o carro em uma cidade diferente daquela em que ele foi alugado. Nos EUA não há grandes inconvenientes. Na Europa, muitas vezes o carro não é só devolvido em outra cidade como também em outro país. Assim existe a cobrança de uma taxa, para transportar o carro de volta ao seu país de origem.

Contratar o aluguel numa agência de viagens, pela internet, ou direto no balcão da locadora, no exterior?

A melhor opção é ter a comodidade e a expertise de um profissional do turismo. Numa agência de viagem o cliente encontrará boas ofertas e o carro adequado para suas necessidades. Mais importante: toda a papelada está em português. Isso ajuda a evitar contratempos, como a não disponibilidade do veículo solicitado. As agências de viagens possuem tarifas competitivas e podem oferecer o melhor custo-benefício. Facilidade na forma de pagamento é outro diferencial.

Carro

Quase todas as locadoras internacionais possuem tarifas promocionais no Brasil. Em geral as condições são melhores do que as encontradas no destino. Sem contar que, reservando antecipado, se elimina o risco da falta de automóveis. Isso é importantíssimo na alta temporada, quando as locadoras são obrigadas a colocar a placa sold out – sem disponibilidade, sobre o balcão.  Hoje, em média, as tarifas comercializadas no Brasil são mais baratas, então é mais vantajoso sair do país com a reserva do carro garantida e antecipada.

Na hora de escolher o modelo do veículo, a quais itens o viajante deve estar atento?

Geralmente os carros são classificada por categorias. Há carros econômicos, compactos, intermediários, executivos e de luxo. O cliente precisa estar atento a quantidade de passageiros e o espaço para as bagagens. Os acessórios de segurança também são pontos importantes. O viajante deve atentar para o trajeto que será feito para conferir se terá pedágios. Se alugar um tipo especial de veículo deve saber se haverá restrições de tráfego pelo tipo de carro.

Viajar com tranquilidade no exterior, a bordo de um carro alugado exige atenção na hora de contratar o serviço

Viajar com tranquilidade no exterior, a bordo de um carro alugado exige atenção na hora de contratar o serviço

Quais os seguros devem ser incluídos?

O aconselhável é ter a proteção do veículo (LDW) e a terceiros (ALI). Uma das medidas adotadas pelas locadoras são os planos que incluem redução ou isenção de franquia. Aí os preços variam. O seguro básico, chamado de LDW (Loss Damage Waiver), a rigor, isenta o motorista de qualquer responsabilidade financeira (exceto quando houver franquia), por perda ou dano causado por colisão, roubo e vandalismo. Já o seguro ALI, ou Proteção Adicional contra Terceiros, cobre até morte. Estas proteções geralmente estão incluídas nas ofertas. Há outras proteções, tais como o PAI que cobre despesas médicas após acidentes. Ela inclui até seguro de vida. Também há cobertura às bagagens, chamado de PEP.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

code