TODOS OS VERDES DO MUNDO SE ENCONTRAM NA COSTA RICA

 

Copa Airlines

Turistas no Parque Nacional Tortuguero, Costa Rica (Fotos: Claudia Tonaco)

Turistas no Parque Nacional Tortuguero, Costa Rica (Fotos: Claudia Tonaco)

Turista experimenta uma dose extra de adrenalina e celebra a natureza e a sustentabilidade no país da América Central

A Costa Rica é conhecida como o país dos vulcões. São 112 no total, sendo que 6 continuam em atividade. Graças à combinação de geografia com biodiversidade, essa pequena república da América Central é um polo do ecoturismo. Entretanto, é o lazer o grande responsável por fazer desembarcar anualmente em seu território quase 3,5 milhões de visitantes internacionais. É certo que eles aterrissam buscando descanso e conforto,. Entretanto, são as paisagens, a cultura e os costumes locais os responsáveis pela escolha do destino. Para o viajante brasileiro, vale acrescentar o custo-benefício de uma moeda mais desvalorizada do que o real. Ainda assim vale saber que o custo de vida local é alto.

O país é cheio de curiosas particularidades. Não há exército na Costa Rica. Ele foi extinto em 1948 e o dinheiro que seria usado na manutenção das tropas, transferido para a saúde e a educação. Não por acaso, o país tem um dos mais altos índices de literacia do mundo (capacidade de leitura, escrita e interpretação do texto).

Para os amantes da bebida, nada se compara a ver de perto os pés e os frutos do café arábica

Para os amantes da bebida, nada se compara a ver de perto os pés e os frutos do café arábica

Já a expressão Pura Vida é um costume que virou o marketing do país. Ela é usada para se referir a tudo o que é bom e/ou prazeroso. É claro que a indústria do turismo se apropriou da expressão, transformando-a em slogan oficial: Costa Rica é pura vida.

Travel3 Viaja April

A TRAVEL3 assina embaixo e mostra por que você deve fazer um roteiro pura vida pelo país.

Sugestão de Roteiro Pura Vida pela Costa Rica

Conhecer uma fazenda de café e degustar sua produção são as dicas para quem vai a San Jose, capital do país

Conhecer uma fazenda de café e degustar sua produção são as dicas para quem vai a San Jose, capital do país

Doka Coffee Tour

Assim como os brasileiros, os costa-ricenses adoram futebol + café. Acreditam produzir os melhores grãos do mundo. Seja você um amante da bebida ou um viajante que adora aumentar sua bagagem cultural, o Doka Coffee Tour é um passeio sensacional.

O turista visita uma das mais tradicionais fazendas cafeeiras costarricenses. Sempre sob o acompanhamento de um guia, são mostradas as diversas etapas da produção. Ele aprende como são plantadas as sementes e as mudas manuseadas. Segue até o processo de torrefação do café e termina na lojinha da fazenda. Lá são oferecidos cafés e souvenires típicos. É fácil o acesso até a fazenda, que fica a cerca de 30km do centro da capital costarricense.

O aviário do La Paz Waterfall Gardens encanta adultos e crianças

O aviário do La Paz Waterfall Gardens encanta adultos e crianças

Um pequeno grandioso país

A Costa Rica tem 5 milhões de habitantes. Na capital, San Jose, moram aproximadamente 900 mil pessoas. Do total de habitantes, 3 milhões são nativos; e os outros 2, norte-americanos, canadenses, europeus, entre outros, que visitaram o país, encantaram-se e decidiram ali viver. São também esses países os responsáveis por enviar o maior número de turistas à Costa Rica, mas o Brasil não fica muito atrás e é hoje o sexto emissor internacional.

A Magia Branca é uma das cinco cachoeiras do melhor eco parque da Costa Rica

A Magia Branca é uma das cinco cachoeiras do melhor eco parque da Costa Rica

Quem nasce na Costa Rica é…

Segundo os locais, o gentílico de Costa Rica é costarricense ou costa-ricense, mas se tornou comum aos brasileiros o termo costarriquenho. Na dúvida, faça como os nativos, que se chamam uns aos outros de ticos e ticas.

Venenosa, a rã vermelha de pernas azuis é um dos símbolos da Costa Rica e pode ser vista no Parque Tortuguero​

Venenosa, a rã vermelha de pernas azuis é um dos símbolos da Costa Rica e pode ser vista no Parque Tortuguero​

La Paz Waterfall Gardens

Distante aproximadamente 50km de San Jose, esta é uma atração que encantará adultos e crianças. Considerado o melhor ecoparque da Costa Rica, o La Paz Waterfall Gardens é um verdadeiro parque de diversão. A natureza é o tema principal. As instalações e os equipamentos são de primeiro mundo, e o projeto deu preferência a um design consciente ao abrigar as espécies.

Segundo os guias locais, os animais do parque, em sua grande maioria, foram resgatados. Alguns se machucaram em terremotos, outros, de acidentes naturais. Passaram por tratamentos até a recuperação e vivem nas instalações especialmente projetadas para cada espécie.

Os visitantes entram e saem de áreas distintas. Há aviário + observatório das borboletas + dos insetos + macacos. A visita continua na área dos felinos + serpentário + sapos + orquidários, entre outros. Instalado no meio de uma floresta tropical, é possível ainda seguir por trilhas para conhecer cinco cachoeiras = Templo + Magia Branca + Encantada + Escondida + La Paz.

Em Caño Blanco teve início o percurso fluvial de 90 minutos até Tortuguero

Em Caño Blanco teve início o percurso fluvial de 90 minutos até Tortuguero

Parque Nacional Tortuguero

O trajeto, a partir de San Jose, por si só já é uma aventura. A 1ª etapa do percurso é feita de carro. São estradas estreitas, incluindo um trecho de cascalho que dura aproximadamente 3 horas. O momento é perfeito para o turista ter uma visão do interior. Pelo caminho, passará por muitas plantações de banana, abacaxi e café (que são exportados para os EUA e Europa).

Pequenos vilarejos de casinhas simples e coloridas entrecortam o caminho. A etapa rodoviária termina em Caño Blanco, em uma espécie de píer, um terminal fluvial de onde partem embarcações direto ao coração do Parque Nacional Tortuguero. O trajeto pode durar até 90 minutos, como ocorreu durante esta reportagem.

A fauna também dá um show em Tortuguero Costa Rica

A fauna também dá um show em Tortuguero

As atrações imperdíveis

Sentindo a brisa bater forte, a cada curva do rio o viajante vai se conscientizando de quão longe está da civilização. Ao mesmo tempo, experimenta a sensação de adentrar em outro universo, um mundo. Aqui a floresta tropical se transforma numa poderosa entidade, guardiã da vida selvagem. Há ótimas opções de hospedagem na região de Tortuguero.

A TRAVEL3 indica 2 lodges instalados no coração da selva. O Pachira Lodge é acolhedor e com uma completa infraestrutura. O Manatus Lodge, considerado o melhor e mais completo lodge de selva da região é o único a oferecer ar-condicionado em seus 12 e ultraconfortáveis bangalôs.

Faça um Detox Tecnológico

Devidamente acomodado, o turista inicia um detox tecnológico, à medida que se aproxima mais e mais da natureza. A grande atração no Parque Nacional Tortuguero são os passeios diurnos e noturnos pela selva, o trekking por trilhas, a observação da desova das tartarugas, a pesca, os passeios de caiaque e os tours de barco pelos canais do parque, que proporcionam um emocionante safári fluvial ao visitante.

Quarto do Manatus Lodge, considerado o melhor e mais confortável da região do Parque Nacional de Tortuguero

Quarto do Manatus Lodge, considerado o melhor e mais confortável da região do Parque Nacional de Tortuguero

O turista entra nos canais, ladeados pela mata fechada, muitas vezes cobertos pelas copas das imensas árvores. O viajante tem um vislumbre da diversidade da flora e fauna da região, considerada uma das mais ricas do planeta. Ali são encontradas mais de 2.000 espécies de plantas + 400 tipos de árvores + 52 espécies de peixes. Há ainda jacarés, crocodilos, serpentes, aranhas, araras, macacos, onças, antas, os famosos manatis. As tartarugas recebem tratamento especial para reverter o processo de extinção de várias espécies. O silêncio toma conta do barco.

Do pelo brilhante da lontra que acaba de emergir das águas às cores das asas das borboletas; da plumagem da garça-verde e das escamas da iguana à infinita variedade de árvores, samambaias e trepadeiras, o viajante tem a impressão de que todos os tons verdes do mundo se encontram ali, na Costa Rica.

Operadoras que oferecem pacotes para a Costa Rica:

55 Destinos = (11) 3469-0755 + www.55destinos.com

Ancoradouro = 0800-721-4999 + www.ancoradourooperadora.com.br

FRT Operadora = (45) 3521-8500 + www.frtoperadora.com

Incomum Viagens = (51) 3084-7800 + www.incomumviagens.com.br

Multi Destinos = (21) 2533-0470 + www.multidestinos.com.br

NViagens = (62) 3645-0050 + www.nviagens.com.br

Pomptur = (11) 2144-0400 + www.pomptur.com.br

Transamérica Turismo = (82) 2121-7373 + www.transamericaturismo.com.br

Venturas = (11) 3879-9494 + www.venturas.com.br

Viagens Master = (31) 3505-3655 + www.viagensmaster.com.br