Universidade de Coimbra
Claudia Tonaco

UNIVERSIDADE DE COIMBRA = MAGIA DE HARRY POTTER + FAMÍLIA DE MORCEGOS NA BIBLIOTECA

O cenário da instituição portuguesa remete aos livros mágicos de J. K. Rowling e levam o turista a um tour cheio de imaginações

Distante 2 horas de carro de Lisboa, Coimbra é uma cidade muito conhecida dos brasileiros. Quem a visita pela 1ª vez precisa, é claro, caminhar pela cidade, ir ao Largo da Portagem + fazer um tour pelo bairro medieval + andar pela Baixa de Coimbra e visitar sua famosa universidade.

Universidade de Coimbra

A tarde cai sobre a Universidade de Coimbra; em breve os morcegos começarão a fazer o seu trabalho, saindo depois em revoada pela cidade (Fotos: Claudia Tonaco)

Um tour pela Universidade de Coimbra

A visita é surpreendente e mostra como o prédio venceu o tempo, guardando histórias curiosas e misteriosas, todas surpreendentes. Inevitavelmente a turma mais jovem que entra no prédio antigo, em especial na biblioteca da universidade, vai associar o que vê ao que leu, nos livros de J. K. Rowling.

Universidade de Coimbra

Estudantes da Universidade de Coimbra: capas pretas remetem às histórias de J. K. Rowling

Sim, estamos falando da escola de Hogwarts e de Harry Potter. Tal semelhança tem razão de ser pois a autora da saga mágica viveu em Portugal, se inspirou em muito do que viu e viveu, escrevendo parte do seu manuscrito no país.

Universidade de Coimbra

Afrescos no teto, pesadas cortinas de veludo vermelho, folhas de ouro iluminando os detalhes da decoração e milhares de livros seculares = Biblioteca de Howgarts ou de Coimbra?

Os alunos usando capas escuras, circulando pelos nobres ambientes da universidade são realmente uma visão que remetem aos livros ou aos filmes de Harry Potter.

Universidade de Coimbra

Paredes duplas criam salas de leitura e mantêm a temperatura e a umidade no interior da biblioteca portuguesa

A tradição da família morcego

Fundada em 1290, é uma das mais antigas da Europa. A Universidade de Coimbra guarda ainda tradições originais que permaneceram intactas ao longo dos séculos. Uma dessas práticas é deixar que uma família de morcegos habite sua mais notória biblioteca, a Joanina.

Os tesouros da Biblioteca Joanina

Um dos grandes tesouros da Universidade de Coimbra é a Biblioteca Joanina. Afrescos imponentes, majestosos entalhes e detalhes decorados com folhas de ouro, fazem da Joanina uma das mais pomposas bibliotecas do mundo.

Universidade de Coimbra

No final do dia, as mesas e outros móveis serão cobertos com peças de couro contra os dejetos dos morcegos

Esta exuberância também se revela na arquitetura, intrinsicamente pensada para resolver questões práticas como o acesso aos livros no alto das estantes. Escadas escondidas mantém as linhas e as belas lombadas em harmonia. Já as paredes duplas, que são usadas como salas de leitura, mantêm constantes a temperatura e a umidade do lugar.

Uma secular ação de preservação sustentável

Só quem faz um tour guiado à Biblioteca Joanina descobre, que além das escadas, há um outro detalhe oculto dos olhos dos visitantes: os morcegos. Cerca de 2 dezenas deles vivem na biblioteca, bem atrás das altas estantes. Durante o dia e à tarde, quando os tours são feitos, não é possível notar a presença dos mamíferos voadores.

Universidade de Coimbra

No final do dia, as mesas e outros móveis serão cobertos com peças de couro contra os dejetos dos morcegos

Ao final do horário de visitas, entretanto, os funcionários da biblioteca começam a se movimentar, cobrindo as mesas e outros móveis com grandes peças de couro. O motivo é um só: impedir que as fezes dos morcegos manchem o belo mobiliário da biblioteca.

A família de morcegos, que vive na biblioteca há pelo menos 300 anos é muito bem-vinda. Assim a universidade encontrou um meio natural de combater as pragas que afetam os livros antigos. Os morcegos estão ali para comer insetos e vermes que devoram as páginas e lombadas dos livros. Depois que os morcegos se alimentam, saem em revoada pela cidade até chegar ao topo de uma colina, em busca de água.

Universidade de Coimbra

Todo o esplendor da Biblioteca Joanina

Rotina da Universidade de Coimbra

Quando o dia nasce, os funcionários voltam ao lugar. Limpam os detritos do chão e dos forros de couro sobre os móveis. Deixam a biblioteca impecável para a chegada dos estudantes e dos visitantes.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

code