Imagens do fotógrafo Gabriel Bonfim ficarão expostas no Palácio dos Correios (SP), até 20 de abril

As mulheres e o seu lugar no mundo são o centro dos registros da nova exposição do fotógrafo brasileiro Gabriel Bonfim. Intitulada M, é uma referência as mulheres e, também, a Maria, nome feminino mais popular na América do Sul. A mostra retrata mulheres que foram empurradas para as margens da sociedade, mas que lutaram para reconquistar o seu espaço.

M ficará em cartaz, em São Paulo, no Palácio dos Correios até o dia 20 de abril. A entrada é gratuita. Na abertura da exposição haverá um debate com Maria da Penha e outras participantes do projeto. No Rio de Janeiro, a exposição acontece no Centro Cultural dos Correios até o dia 22 de abril. Já em Curitiba, M ocupará o Museu da Fotografia Cidade de Curitiba até o dia 10 de junho.

Uma das fotos de Gabriel Bonfim, expostas na mostra M (Fotos: Divulgação)

São fotografias coloridas, além de uma vídeo-instalação artística com 11 telas. Gabriel Bonfim retrata cenas aparentemente comuns na vida de mulheres brasileiras. As imagens descortinam histórias que levam o espectador a perceber algumas das dificuldades enfrentadas por essas mulheres.

Imagens remetem a história de lutas femininas

“Busquei resgatar a história de luta de cada uma das minhas convidadas a partir de onde as fotografei. É como se ao retratá-las ali – nos mais belos e importantes locais no centro dessa sociedade – pudéssemos ressignificar aquele espaço e, assim, como protagonistas de suas próprias histórias, elas retomariam o seu lugar na sociedade que as marginalizou. Meu trabalho tem como objetivo trazer um pouco desse incômodo para que toque as pessoas e as leve a pensar”.

Gabriel Bonfim – Fotógrafo

Exposição M, de Gabriel Bonfim

A exposição tem curadoria de Thomas Kurer. As imagens convidam o visitante a uma reflexão sobre a forma como tratamos as mulheres e sobre a luta de cada uma para ocupar o seu lugar na sociedade.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

code