É importante ficar atento aos costumes locais e respeitar as tradições religiosas

Viajar pelos países islâmicos é uma experiência inesquecível em todos os sentidos, principalmente pelas diferenças culturais.

Se você está se preparando para visitar um país islâmico, é importante se informar. Ter atenção e respeito aos costumes locais é imprescindível, mas você sabe quais são?

Etiqueta básica = roupas + fotos + álcool

Uma boa dica é manter uma postura respeitosa para com as mulheres, principalmente as que usam as abayas, aqueles longos vestidos negros, e os hijabs, véus que cobrem a cabeça e parte do rosto.

Também no caso das mulheres, desta vez das ocidentais, é importante usar uma roupa adequada para entrar nos templos e mesquitas abertas ao público. Braços, pernas e a cabeça devem estar cobertos. Por isso um lenço e um xale são itens indispensáveis para se colocar na mala.

Na hora de fazer fotos, evite focar as pessoas. Muitas se sentem ofendidas ao serem fotografadas. Mas como a busca por uma imagem exótica pode dizer muito sobre a viagem, o melhor é, educadamente perguntar à pessoa se é possível fazer a foto. Nos mercados, as pessoas costumam deixar a foto se tirada em troca de um pagamento.

Dependendo do país visitado, ingerir bebida alcóolica pode ser um problema. Em países como o Marrocos ou em Dubai, nos Emirados Árabes, é possível beber nos hotéis mais luxuosos ou de bandeiras internacionais. Mas nunca saia alcoolizado pela cidade, pois é uma grande ofensa à cultura islâmica.

Mão direita para comer + cumprimentar

Use sempre a mão direita para acenar, cumprimentar e comer. Na cultura islâmica, a mão esquerda tem relação com o impuro ou com o sujo. Alguns historiadores acreditam que esta tradição tem a ver com os costumes dos beduínos. Vivendo no deserto e lidando com a escassez de água, eles lavavam a mão direita para comer e realizar outras tarefas. A mão esquerda era “lavada” na areia. Alguns dizem que por isso o Alcorão, inclusive, AlgOutra hipótese se baseia na religião, onde, no Alcorão, há passagens que condenam o uso da

Uma das hipóteses dos historiadores para isso é que os árabes do deserto, onde água e sabão não eram abundantes, usavam a mão direita para comer e realizar outras tarefas nobres, enquanto a esquerda tinha mais contato com a areia. Já os religiosos se baseiam em passagens do Alcorão que condenam o uso da mão esquerda.

Fique atento ao período do Ramadã

No 9º mês do calendário islâmico os muçulmanos jejuam durante o dia e comem apenas depois que o sol se põe. Neste período é de bom tom evitar comer e até fumar em público enquanto o sol está no céu. E saiba que alguns restaurantes podem ficar fechados para almoço no período. Dependendo do país, até os museus e outras atrações permanecem fechados, então, se possível, evite viajar durante o Ramadã.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

code