Em entrevista exclusiva, Juan Carlos Seminario, Vice-Presidente Global de Vendas & Marketing da Palace Resorts fez um balanço de 2017 e falou sobre os novos projetos da rede mexicana

Durante visita ao Brasil para encontrar parceiros e clientes, Juan Carlos Seminario, vice-presidente da Palace Resorts conversou com a Reportagem TRAVEL3 sobre a performance da rede, no ano que passou e os planos para os próximos anos.

TRAVEL3 – Como foi o ano de 2017 para a Palace Resorts?

Em aspectos globais foi um ano muito positivo. Tivemos um crescimento de cerca 12%. Entretanto, o que nos surpreendeu foi o crescimento da Palace Resorts no Brasil em 2017.

Graças a nossa equipe de vendas no Brasil, crescemos aproximadamente 40% de 2016 a 2017. Para ser mais exato foi um crescimento de 37%.

Quando uma empresa cresce 37% em um único ano, as únicas palavras que podem expressar o que sentimos são alegria e gratidão ao mercado brasileiro. Em resumo, tivemos um 2017 muito positivo.

Juan Carlos Seminario

Juan Carlos Seminario (Fotos: Claudia Tonaco)

O 1º Mega Famtrip de Bodas foi decisivo para números tão positivos?

Seguramente. No Brasil, o segmento de bodas da Palace Resorts representa aproximadamente a metade do crescimento que tivemos de um ano a outro. O segmento de Wedding Destination é um dos que mais cresce no Brasil.

Esta tendência começou quando casais da alta sociedade brasileira resolveram casar fora do país. Eles escolheram destinos cinematográficos e com uma infraestrutura também espetacular, como Cancun e Playa del Carmen. A partir daí este número só tem crescido e recebemos cada vez mais demanda deste segmento.

Acredito que o Wedding Destination é a fórmula ideal que combina um evento inesquecível com um local inesquecível. E o resultado é altamente positivo para os noivos, também em termos econômicos.

Sabemos que celebrar um casamento em São Paulo é um investimento extremamente alto. Quanto mais luxuoso e sofisticado é o casamento, maior é o valor a ser gasto. No Wedding Destination se faz um evento tão ou mais luxuoso, por um custo muito mais baixo.

Wedding Destination é uma tendência mundial?

Claramente esta é uma tendência mundial. Para você ter uma ideia, Cancun, incluindo a Riviera Maya, é o 2º destino mundial no ranking de Wedding Destination. Las Vegas está em 1º lugar com a celebração de 100.000 bodas a cada ano. É verdade também que muitos matrimônios duram menos que a cerimônia. Ainda assim são 100.000 bodas.

Cancun e Riviera Maya celebram anualmente 50.000 casamentos. Então é visível que este é um fenômeno mundial. As pessoas já entenderam as suas excepcionais vantagens econômicas. Especialmente a classe média alta, e alta, no Brasil, sabem que os custos para celebrar um casamento high-end em São Paulo, Belo Horizonte, em Brasília ou no Rio de Janeiro são altíssimos.

No Wedding Destination todos se divertem. Enquanto no Brasil o casamento é um evento de uma noite, no Wedding Destination a festa dura uma semana. Então os noivos pensam: mais festas, menos gastos, todo mundo feliz, um lugar lindo, um hotel maravilhoso – esta é a fórmula onde os noivos só têm a ganhar.

E qual o diferencial da rede para atender o segmento MICE?

No MICE temos vendas muito importantes e uma infraestrutura a altura. A infraestrutura do Moon Palace é um bom exemplo. Os salões, as áreas, as arenas deste hotel só se comparam a um único hotel que está localizado em Las Vegas. O hotel norte-americano tem maior estrutura e facilidades.

Cristina Manfrino, Diretora de Vendas Latino América; Marisa Zamboni, Diretora de Vendas Brasil, e Juan Carlos Seminario, Vice-Presidente Global de Vendas & Marketing da Palace Resorts

Cristina Manfrino, Diretora de Vendas Latino América; Marisa Zamboni, Diretora de Vendas Brasil, e Juan Carlos Seminario, Vice-Presidente Global de Vendas & Marketing da Palace Resorts

É claro que se o evento é em Las Vegas, 100% dos participantes precisam ter o visto de entrada para os Estados Unidos. Se apenas 98% dos participantes possuem o visto, o evento precisa ser feito em outro lugar. E não há outro lugar que tenha mais capacidade para a realização deste evento do que o Moon Palace Cancun. Não existe. Este é um hotel com uma incrível disponibilidade de salões. Mais importante, entretanto, é a equipe especializada em MICE que o Moon Palace oferece. Este é um segmento específico, com necessidades e requisitos especiais, que nem todos conhecem.

O Moon Palace tem uma equipe de 80 pessoas que só trabalham com MICE. Eles não sabem o que é um operador, não entendem como funciona uma agência de viagens, mas conhecem perfeitamente a necessidade de um meeting planner e o que é preciso para fazer qualquer evento.

Estão por dentro de todos os requisitos físicos – alturas, dimensões, break out – assim como técnicos e tecnológicos. Sabem tudo de cada sala do hotel. Hoje, de nada adianta ter uma sala perfeita, se a conexão de Wi-Fi não funciona. No MICE cada detalhe é fundamental e a Palace Resorts sabe a importância de atender e satisfazer 100% o cliente.

2018 começa com a inauguração do Le Blanc Los Cabos. O que ele traz de novo em termos de projeto hoteleiro?

Sim. O Le Blanc Los Cabos acabou de ser inaugurado, em 1º de fevereiro. Sua proposta é levar para um outro nível a qualidade dos resorts All Inclusive de Los Cabos. São 370 habitações e dessas, cerca de 98% têm vista para o mar.

O projeto do hotel pensou em todos os detalhes. Para você ter uma ideia, o The Grand at Moon Palace, que foi aberto no ano passado, tem 1.500 habitações e 13 restaurantes.

O Le Blanc Los Cabos tem 370 quartos e 8 restaurantes, uma proporção surpreendente. A experiência gastronômica, a área de relaxamento e o spa vão criar um novo conceito de luxo na região.

As instalações e os serviços do hotel combinados com a infraestrutura de altíssimo nível do destino são imbatíveis. Os hóspedes ficarão encantados. O perfil deste cliente sabe que um hotel de luxo tem seu valor e está pronto para pagar, mas quer receber todos os serviços da categoria.

Estamos muito orgulhosos da inauguração do Le Blanc neste destino, por si só, já maravilhoso. É um lugar onde o deserto se encontra de maneira mágica com o mar.

Desde 1984, quando o 1º empreendimento foi inaugurado, como o conceito da rede evolui?

Nos últimos 20 anos, a evolução do turismo mundial tem sido muito rápida. O que na década de 1990 era muito bom, hoje, com muita sorte, é classificado de medíocre. Os clientes se tornaram ainda mais exigentes. A Internet é hoje uma ferramenta que está ao alcance de todos. Todas as informações necessárias estão em nossos telefones. Os clientes já sabem exatamente o que procuram, sabem tudo, pois antes de pensar em viajar já fizeram toda a pesquisa na Internet.

Por isso os hotéis do século 21 precisam sempre se antecipar ao desejo dos clientes e oferecer um serviço e uma infraestrutura melhor do que os hóspedes esperam.

Na rede Palace isso se consegue através das pessoas. Nossa equipe é o nosso maior orgulho e a razão do nosso grande sucesso. Nesta indústria é comum a alta rotatividade de pessoal. Na Palace Resorts temos funcionários que estão conosco há 30 anos, muitos com 25 anos de casa. Essas pessoas vestem a nossa camisa.

Há uma máxima na hotelaria que diz que, se uma empresa cuida dos seus funcionários, os funcionários cuidarão dos clientes, e os clientes cuidam dos donos. Na Palace Resorts esta máxima é aplicada e se torna uma realidade.

O que significa, no século 21, ser um hotel de luxo?

Hoje o luxo está nos detalhes, em como o serviço é oferecido. A Palace Resorts, quando oferece qualquer tipo de serviço ao seu cliente, quer que ele tenha uma experiência diferenciada. Quando este cliente retornar para sua casa ele não apenas saberá, mas sentirá que ele foi recebido como um membro de uma família.

Daí, como eu disse antes, nosso maior segredo e força é o nosso staff. Eles sabem como tratar cada pessoa como um hóspede super VIP. Cada pequeno serviço é levado até os mínimos detalhes.

Playacar Palace: vista da piscina, do bar molhado, do mar de Playa del Carmen, tendo ao fundo o hotel

Playacar Palace, em Playa del Carmen, acaba de abrir suas portas depois de uma completa renovação (Foto: Divulgação)

O Playacar acaba de ser reaberto depois de uma completa renovação. Que outros hotéis passarão por renovações? Existe uma agenda para as próximas inaugurações?

Temos um projeto em desenvolvimento em Punta Cana, na República Dominicana. Ele ainda está sendo desenhado e assim que terminarmos iniciaremos a construção. Em outras palavras, ele não estará pronto antes de 3 anos. Neste meio tempo iremos consolidar nossos produtos. Está em pauta obras em hotéis que necessitam de renovações.

Começaremos com o Le Blanc Cancun que fechará suas portas em maio e estará magnífico em novembro, a tempo das festas e férias de final de ano. Em hotelaria o produto precisa estar impecável e assim manteremos nossos empreendimentos.

A reforma do Moon Palace, feita há alguns anos, foi um investimento de mais de US$ 120 milhões. Assim foi com a renovação do Playacar que está espetacular. Isso é o que estamos fazendo. Consolidando nossos produtos. Ao final de 3 anos, todos estarão prontos para celebrar a chegada da bandeira Moon Palace à República Dominicana.

E o projeto de hastear a bandeira Palace Resort no Brasil? É um sonho possível?

O Brasil é um país pelo qual temos imenso carinho. Aqui está a nossa maior equipe comercial da América Latina, capitaneada pela Rainha do Brasil, como costumamos chamar nossa diretora, Marisa Zamboni.

O Brasil é um mercado extremamente importante. Temos muita fé no potencial do país. A questão é que, quando terminarmos a construção do hotel em Punta Cana, teremos coberto o Caribe. Neste momento nosso olhar se dirige mais ao sul do hemisfério e, quando se olha para o sul, se olha para o Brasil.

E já que falamos em Brasil, aproveito para convidar os turistas brasileiros a conhecerem a rede Palace. O cliente que não nos conhece, dificilmente nos escolhe, pois somos um produto com preço superior.

Se o agente de viagem não explica nosso produto, o turista opta por outro hotel. Entretanto, aquele viajante que conhece nosso hotel só quer se hospedar conosco. A qualidade, o serviço, o atendimento, o resort credit fazem uma imensa diferença.

Estamos inclusive com uma promoção específica para o mercado brasileiro onde toda criança de até 17 anos, acompanhado dos pais, ou de 2 adultos, se hospeda como cortesia em nossos hotéis, praticamente o ano inteiro.

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