Confira o que é necessário, o que é indispensável e o que predispõe e o que prejudica o sono a bordo

A não ser que você embarque na 1ª Classe ou na Classe Executiva de um voo, dormir bem e viajar de avião são 2 experiências incompatíveis. Ainda assim é possível dormir e até sonhar, mesmo para o viajante que embarca na classe econômica.

Escolher a roupa certa é essencial

O 1º passo é usar roupas confortáveis, mais soltas, e de preferência de fios naturais e macios, como o algodão. Roupas muito justas ou mesmo que de tecidos elásticos não são uma boa indicação.

Considere também levar um casaco, preferencialmente com capuz, pois ao mesmo tempo que mantém aquecidos o pescoço e a cabeça, corta a luminosidade ao redor.

Viagem de avião

Uma outra solução é levar uma pashimina que ocupa pouco espaço e pode ser usada de várias formas, como uma manta, por exemplo.

Retire os ruídos indesejáveis da sua viagem

Item indispensável é usar um fone de ouvido com bloqueador de ruído. Você pode ouvir música ou usar um desses aplicativos de White Noise, ou sons brancos, como são chamados os sons que induzem ao relaxamento, como o barulhinho do vento nas árvores, da corrente calma de um rio e assim por diante.

Ar e temperatura são fundamentais

Seguindo esses passos você já chegou a metade do caminho para conseguir um sono de qualidade a bordo do avião. Ainda tem +: lembre de abrir o respiradouro do ar condicionado, que fica sobre a sua cabeça. Ele manterá o ar mais frio circulando e, segundo médicos especializados, afasta também germes e bactérias do sistema respiratório dos passageiros.

A postura correta para relaxar

Não cruze as pernas ou deixe-as dobradas. O ideal não apenas para a qualidade do sono mas para evitar a trombose venosa profunda, é manter as pernas sempre esticadas, abaixo da cadeira à sua frente. Mas por favor, fique atento para não bater os pés e incomodar o seu vizinho da frente.

Viagem de avião

Além de manter as pernas esticadas, use em voos longos as conhecidas meias de compressão que evitam o inchaço das pernas e oferecem uma melhor sensação de conforto, ideal para induzir ao sono. As meias de compressão devem ser usadas principalmente pelos felizardos passageiros que caem no sono antes do avião decolar e só acordam na hora da aterrissagem.

Atenção com a alimentação a bordo

Evite comidas muito pesadas e gordurosas, pois elas dificultam a digestão e consequentemente o sono.

Por fim, tome água no lugar de bebidas alcoólicas. Ao contrário do que a maioria dos viajantes pensa, o álcool oferece um falso relaxamento. Ao longo do percurso ele dificulta ao viajante alcançar o sono profundo. Se você não conseguir dormir, ainda assim dê preferência a água pois ela vai reduzir os efeitos do jet lag, quando você chegar ao seu destino.

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