Presidente da associação quer foco nos negócios, e não no tamanho dos estandes + busca por conteúdo mais qualitativo + liberdade para pensar em outro local e cidade sede

A Aviesp Expo 2018 terminou carregada de simbolismos. O evento mostrou o comprometimento da associação para com os parceiros do trade e, como resposta, recebeu o mesmo comprometimento.

A realização da feira mostrou o empenho guerreiro, como afirmou o presidente da entidade, durante entrevista para a Reportagem TRAVEL3. O evento deixou claro que o turismo está unido para superar as dificuldades geradas pela crise, e 100% empenhado em vencê-la.

Aviesp Expo 2018

Fernando Santos discursa na abertura oficial do evento (Fotos: Claudia Tonaco)

Seriedade, determinação e profissionalismo deram o tônus da edição que foi exemplar no que propôs.

Ao final da Aviesp Expo, a Reportagem TRAVEL3 ouviu Fernando Santos, presidente da entidade, que compartilha aqui, suas ponderações, críticas e estratégias futuras.

TRAVEL3  = Fernando, nestas horas finais da Aviesp Expo 2018 já é possível fazer um balanço dos 2 dias de feira?

Fernando Santos = Sim, e o balanço é muito positivo. Viemos de um ano em que havíamos cancelado o evento. Nos deparamos com um 2018 que ainda não reflete aquela retomada econômica que tanto esperávamos.

Aviesp Expo 2018

A economia brasileira ainda patina…

A própria economia não retomou. Nosso ato foi guerreiro de voltarmos a realizar a Aviesp Expo, desta vez de uma maneira um pouco diferente. Decidimos trazer o evento para a 5ª e 6ª feira, dias comerciais. Ampliamos também o horário e a feira começa agora as 10h e vai até as 18h. Esta foi uma mudança muito elogiada pelos expositores. Com essa simples alteração as pessoas passaram a fazer suas reuniões com mais calma. Consequentemente o ambiente da feira ficou mais tranquilo. O público está conseguindo almoçar, o que não acontecia nas outras edições.

Aviesp Expo 2018

E como foi o resultado das capacitações?

As arenas de treinamento e capacitações foram um sucesso. Os nossos palestrantes motivacionais nos deram um ótimo retorno e ficaram satisfeitos com o público presente. A qualidade do conteúdo foi muito boa e hoje encerramos com chave de ouro, com a palestra do Claudemir Oliveira, da Disney.

Aviesp Expo 2018

Na sua visão, o que pode ainda melhorar?

O que nós precisamos equacionar nas próximas edições é um equilíbrio entre as arenas de capacitações e a exposição dos estandes. Quando as arenas estão com treinamentos, percebemos que os corredores ficam um pouco mais vazios.

Entretanto, nem sempre corredores cheios significam bons negócios. Neste sentido, tivemos um precioso feedback por parte dos expositores. Em sua maioria, a avaliação deles foi: não estamos atendendo muitos visitantes, mas quem está passando pelo nosso estande está fazendo negócio e contato. No meu discurso de abertura destaquei justamente este foco na qualidade.

Aviesp Expo 2018

E o número de visitantes, foi satisfatório?

Ainda não tenho os números oficiais mas ficamos muito satisfeitos com a quantidade e, mais ainda, com a qualidade deste público.

Para 2019 é intenção é aprofundar as mudanças e trazer mais novidades?

Acredito que a Aviesp virá com novidades substanciais. Algumas delas ficaram no forno, justamente porque a economia ainda não havia retomado de maneira sólida e seria arriscado mudar radicalmente o perfil do evento. Agora, com a sinalização de uma economia mais estável, acredito que poderemos tirar alguns projetos da gaveta.

Você pode adiantar alguma ideia que gostaria de ver implementada em 2019?

O que eu gostaria era ver as pessoas mais preocupadas em fazer negócios do que em exibir estandes grandes. Este é um formato que, para nós, está muito claro. Precisamos começar a pensar mais no negócio e menos na visibilidade dos estandes. Isso passa por um novo formato de evento.

Partindo para um novo formato, não há necessidade de termos um espaço tão grande. E sem precisar de um espaço tão grande, não necessariamente precisaríamos realizar a Aviesp Expo em Campinas.

Temos outras propostas, nunca escondemos de ninguém, e talvez seja o momento de repensarmos também o local do evento. A princípio é isso. Não temos nada definido. E não estamos afirmando que vamos sair de Campinas. O que faremos será colocar os projetos que estavam em stand-by na mesa, e temos certeza de que novidades boas virão.

Fernando Santos, presidente da Aviesp

Fernando Santos, presidente da Aviesp

O próximo grande evento da Aviesp será a convenção, certo?

A convenção Aviesp está com data e local confirmados. Será de 25 a 27 de novembro, no Hot Beach Resort, em Olímpia. Eles inauguram o resort a partir de 1º julho e receberão a convenção ainda operando em soft open.

Em nome da equipe Aviesp, agradeço a cobertura da imprensa, a participação dos expositores e dos agentes de viagem. Uma coisa eu posso afirmar: a Aviesp está sempre atenta às mudanças e a Aviesp Expo está confirmada para 2019.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

code